Título: Novo desastre é questão de tempo
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 05/10/2007, O País, p. 13

Federação internacional critica sistema aéreo no Brasil, e Jobim reage.

BRASÍLIA. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, rebateu ontem as críticas da Federação Internacional de Controladores de Tráfego Aéreo (Ifatca) - que, num seminário nos EUA, disse que "é apenas uma questão de tempo para que um novo desastre de avião aconteça no Brasil". Segundo o ministro, a entidade tem interesses políticos e quer criar um ambiente para resolver questões salariais.

- A FAB investiu muita energia para prender e perseguir os seus próprios funcionários. Mas nenhuma energia para corrigir as falhas que possui em seu sistema (aéreo) - disse o presidente da Ifatca, Marc Baumgartner, em entrevista à BBC Brasil.

- Isso (a declaração de Baumgartner) faz parte de um jogo corporativo, ou seja, é um jogo político. Não podemos atribuir isenção alguma a este tipo de manifestação. Elas têm o objetivo político de criar um ambiente para resolver questões salariais - respondeu Jobim.

O presidente da Ifatca destacou que, ao atribuir aos controladores toda a responsabilidade pelo acidente com o Boeing da Gol e o Legacy, o governo está se eximindo de sua própria responsabilidade. O relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) sobre a tragédia apontou falha humana e o IPM (Inquérito Policial Militar) conduzido pela FAB indiciou cinco controladores envolvidos no acidente:

- Ter a Polícia Militar investigando um acidente tão complexo é como ir ao cabeleireiro para comprar carne. Não é sério. É ultrajante. Se você conta com um sistema militar legal paralelo, a situação só se agrava, porque as regras são diferentes.

Na verdade, quem participou da investigação foi a Polícia Civil de Mato Grosso e a Polícia Federal. Para Jobim, o problema com os controladores está superado. Ele reconheceu que o governo errou ao não planejar o crescimento do setor aéreo, e atribuiu a culpa à Infraero:

- Vamos discutir com tranquilidade para entender o problema do controle aéreo, e discutir se é caso de desmilitarização ou não, mas essas coisas não se faz de afogadilho.

À Radiobrás, Jobim disse esperar que o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, "tome um rumo", assim que os três novos diretores tomem posse para que ele possa indicar Solange Vieira, sua assessora especial, para comandar a Anac.