Título: Sem opção, Quintanilha indica Peres para relator
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 11/10/2007, O País, p. 14

CONFRONTOS NO CONGRESSO: Escolhido diz que só pedirá cassação com provas, independentemente de posição política.

Oposição aprova escolha de pedetista para apurar se presidente do Senado usou laranjas em compra de rádio e jornal.

BRASÍLIA. O presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), designou ontem o líder do PDT, Jefferson Peres (AM), como relator da terceira representação contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Embora a nomeação do relator só tenha saído quase dois meses depois de a denúncia ter chegado ao Conselho, a escolha do nome de Peres foi considerada positiva pela oposição, por ele não integrar a tropa de choque de Renan.

- A escolha de Jefferson Peres dá a credibilidade que o Conselho de Ética estava precisando - disse Tasso Jereissati (CE), presidente do PSDB.

Senador quer ouvir João Lyra, suposto sócio de Renan

O relator investigará a denúncia de que Renan teria usado laranjas na compra de uma rádio e um jornal em Alagoas. Ele adianta que fará todo o esforço para apresentar seu parecer até o próximo dia 2, data definida pela oposição para que todos os processos contra Renan sejam votados no Conselho. A primeira providência será citar o acusado para que apresente defesa prévia. Peres quer ouvir o empresário João Lyra, que teria sido sócio de Renan nessas operações.

- Se não encontrar provas, não poderei pedir sua condenação, independentemente da opinião que eu tenha sobre a necessidade de Renan se afastar da presidência do Senado - adiantou Peres.

O líder do PDT foi a última opção de Quintanilha para relatar esse processo. Ele tentou entregar a tarefa a Almeida Lima (PMDB-SE), escudeiro de Renan, ao propor a unificação desta representação com uma outra, que investigará a participação do presidente do Senado num esquema de arrecadação de propinas nos ministérios comandados pelo PMDB. Mas foi obrigado a recuar.

Quintanilha ouviu pelo menos cinco negativas de Adelmir Santana (DEM-DF), Fátima Cleide (PT-RO), Augusto Botelho (PT-RR), João Claudino (PTB-PI) e João Ribeiro (PR-TO). Diante das alternativas restantes, Eduardo Suplicy (PT-SP), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Peres, ficou com o último.

Quintanilha, porém, não se compromete em garantir a votação dos relatórios no prazo de 30 dias fixado na última reunião do Conselho. Já Tuma não pretende perder tempo na sindicância solicitada por Renan para apurar o envolvimento de seu assessor Francisco Escórcio na denúncia de que teria tentado espionar os senadores goianos Demóstenes Torres e Marconi Perillo (PSDB).