Título: A Petrobras tem que ser mais ousada, diz Lula
Autor: Oliveira, Eliane; D'Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 15/11/2007, Economia, p. 29

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou ontem mais ousadia da Petrobras em suas estratégias de negócio, de forma a se fortalecer e se preparar para fazer frente à concorrência chinesa na área petrolífera. Após almoço em homenagem ao presidente de Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, Lula conversou informalmente com O GLOBO e disse que a estatal "não pode ficar parada". O presidente deixou claro que quer a Petrobras investindo em pesquisa e tecnologia e em terceiros mercados:

- A Petrobras tem que ser mais ousada. Agora, temos um grande concorrente que são os chineses, que estão se firmando em todo o mundo. Por isso, a Petrobras tem que ser mais ousada. Não pode ficar parada. Tem que investir mais em pesquisa e em desenvolvimento. Não só no Brasil. Mas em todo lugar.

Para o presidente, as potencialidades da própria Guiné-Bissau deveriam ser exploradas pela estatal brasileira:

- Ninguém sabe se há (petróleo na Guiné-Bissau). Mas ninguém melhor do que a Petrobras para descobrir isso.

Segundo fontes do Itamaraty, o Brasil quer ter o continente africano em sua área de influência. Mas a China está jogando pesado na disputa e já aplicou em países africanos US$25 bilhões. Só em Angola, o aporte já soma US$4 bilhões. São investimentos em escolas, hospitais, estradas e redes de saneamento. Em troca, estão de olho na exploração das ricas reservas de petróleo e minérios.