Título: Picciani descarta Paes para prefeito
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 22/11/2007, O País, p. 9

Deputado afirma que secretário de Cabral não será candidato pelo PMDB.

O secretário-geral do PMDB do Rio e presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani, descartou ontem qualquer possibilidade de o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, ser o candidato do partido à prefeitura do Rio de Janeiro em 2008. Picciani, que assumiu a presidência da Executiva Municipal depois de Paes ter sido filiado contra a vontade de parte do partido, disse que o secretário poderá ser candidato no futuro, mas que, agora, será cumprido o acordo com o DEM, do prefeito Cesar Maia. Paes foi para o PMDB como o candidato do governador Sérgio Cabral.

- O Eduardo está filiado, tem a possibilidade de militar pelo partido, aprender, e daí, fazendo uma caminhada, ser lembrado pelos correligionários ou até pleitear uma candidatura. Ninguém entra no PMDB para ser candidato. O candidato evolui naturalmente até essa condição - disse Picciani.

Picciani afirma que relação é tranqüila com Cabral

Ontem, Picciani teve rápido encontro, na Alerj, com Sérgio Cabral, padrinho da filiação de Paes e que, depois de dar sinais de que aprovaria, rejeitou a aliança com o DEM. Picciani disse que os dois não conversaram sobre o tema e que a visita foi de cortesia. Segundo o deputado, a nomeação de dois aliados de Cabral - o secretário estadual da Casa Civil, Régis Fichtner, e o senador Paulo Duque - para a comissão que assumiu o diretório municipal do PMDB é um sinal de que a relação com o governador está tranqüila.

O presidente da Alerj disse que entende a situação do governador e os problemas com o adversário dele no partido, o ex-governador Anthony Garotinho, que aceitou e passou a defender a aliança com o DEM.

- Eu entendo que não é fácil para o governador aceitar este tipo de acordo. O fato de o ex-governador ter aceitado a aliança cria este ambiente. O PMDB pode ter todos os defeitos, mas é conhecido por cumprir acordos. E vamos cumprir. Eu não poderia ser desmoralizado porque, quando comecei a costurar esta aliança, minha opinião era minoritária. Eu pedi para encerrar a discussão e foi o próprio partido que me fez chegar onde chegamos - disse Picciani.

Desempenho de Solange na TV não afetará aliança

No próximo mês, o DEM terá tempo para inserções na TV e apresentará a deputada federal Solange Amaral como sua pré-candidata. De acordo com Picciani, esse será um momento importante, mas o desempenho dela não influirá na aliança. O presidente da Alerj disse que agora vai montar a chapa de vereadores da capital para disputar, em aliança com o DEM, a eleição.