Título: Chávez se diz traído por Uribe
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 25/11/2007, O Mundo, p. 38

CARACAS. Em entrevista à TV ontem, o presidente venezuelano Hugo Chávez disse que se sentiu traído por seu colega colombiano, Álvaro Uribe, acrescentando que perdeu a confiança nele e que as relações bilaterais entre os países serão afetadas. Para Chávez, Uribe o traiu ao suspendê-lo da mediação na troca entre reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e membros da guerrilha presos.

¿ Uribe quebrou um compromisso porque devia conversar comigo para esclarecer o que aconteceu. Isso é muito grave ¿ disse.

O presidente explicou que havia um acordo verbal com Uribe para que, se surgisse qualquer impedimento, eles deveriam consultar um ao outro antes de tomar decisões ¿ o que, em sua opinião, o governo colombiano não fez.

Chávez afirmou que ¿ninguém crê¿ que a ¿brutal¿ finalização das negociações se deva ao fato de ter falado por um minuto com o general colombiano Montoya, a pedido da senadora Piedad Córdoba.

Por sua vez, a presidente do Chile, Michele Bachelet afirmou que o rei Juan Carlos I, da Espanha, também disse a Chávez ¿aprenda a escutar¿, junto com a já famosa frase ¿por que não se cala?¿, durante a Reunião de Cúpula Ibero-americana em Santiago, quando o venezuelano interrompeu o chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.