Título: Berzoini vence em chapa cheia de ministros
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 18/12/2007, O País, p. 11

Presidente reeleito diz que vai priorizar criação de código de ética no PT e promete mais diálogo interno.

SÃO PAULO. O PT anunciou ontem oficialmente a reeleição do presidente nacional do partido, deputado Ricardo Berzoini. Ele será reconduzido ao cargo em 25 de janeiro com a promessa de priorizar a ética e tornar a tesouraria mais transparente, gerida por um colegiado. Apurados 174.917 votos, Berzoini tinha 103.607 votos (62,70%), contra 61.637 (37,30%) de Jilmar Tatto. Votos em branco e nulos somam 9.673. Já tinham sido computados votos de 2.165 municípios.

Berzoini disse que fará composições internas e trabalhará em harmonia com as correntes de esquerda e centro, derrotadas nas eleições, e com a participação de membros do governo Lula. A nova direção vai conduzir as alianças eleitorais para 2008 e preparar o partido para a sucessão de Lula em 2010.

Segundo o Berzoini, haverá uma composição com ministros e membros do governo, mas não uma condução por petistas mais próximos a Lula. Já integram a chapa os ministros Luiz Dulci (Secretaria Geral), Paulo Bernardo (Planejamento), Marco Aurélio Garcia (assessor especial), Patrus Ananias (Combate À Fome) e o chefe de Gabinete de Lula, Gilberto Carvalho. Há outros ministros do Mensagem ao Partido, como Tarso Genro e Marina Silva, que aderiram a Berzoini no segundo turno. Os nomes que irão para o Diretório nacional e para a Executiva ainda serão escolhidos.

- O ideal será fazermos uma mescla. Teremos ministros e também representantes de outros setores - disse Berzoini.

Adversário de Berzoini no segundo turno, Tatto reconheceu a derrota e defendeu uma unificação do partido. Ele se reúne com Berzoini amanhã:

- Não quero ficar atrapalhando. Não vou entrar na Executiva como se fosse a continuação do segundo turno.

Tatto pede Eduardo Cardozo na tesouraria

Segundo Tatto, as conversas vão começar amanhã. O grupo dele poderá indicar o secretário-geral e o tesoureiro.

- Creio que Romênio Pereira, do Movimento PT (que compôs com Tatto), poderia assumir a secretaria-geral. O tesoureiro deveria ser José Eduardo Cardozo (candidato do Mensagem, derrotado no primeiro turno) - pediu Tatto.

Berzoini avaliou que é cedo para falar de nomes para ocupar cargos no partido. E disse que cuidará de estabilizar a democracia interna.

- As mudanças mais importantes serão as decididas pelo Congresso Nacional do PT: ampliação da comunicação interna e da formação política, realização de um congresso da juventude, além de priorizar o nosso código de ética.

A divisão do poder não teve muitas mudanças. A Construindo Um Novo Brasil (CNB) de Berzoini continua com mais cargos, embora sem maioria. Das 18 vagas na executiva, a CNB terá oito, mais a presidência. As correntes que se agregaram a Tatto terão quatro, e a Mensagem, três. A Articulação de Esquerda terá duas vagas e a Militância Socialista, uma. Ambas, de esquerda, apoiaram Tatto no segundo turno.