Título: Após derrota, Dom Cappio desmaia e é internado
Autor: Franco, Berbardo Mello; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 20/12/2007, O País, p. 14

ÁGUAS DA POLÊMICA: Antes de desfalecer, religioso tentou redigir nota sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal.

Bispo vai para UTI de hospital em Petrolina e toma soro, mas assessores dizem que greve de fome ainda não acabou

PETROLINA (PE). Após sofrer a derrota no Supremo Tribunal Federal, o bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, desmaiou à tarde na capela de São Francisco, em Sobradinho (BA), quando redigia uma nota sobre a liberação das obras do projeto de transposição do Rio São Francisco. Ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Memorial, em Petrolina (PE).

No hospital, o bispo teve de tomar soro, o que tecnicamente encerra a greve de fome de 23 dias, mas integrantes de entidades do movimento social disseram que Dom Cappio foi internado semiconsciente, e que o jejum não foi suspenso. A decisão sobre a paralisação ou não do jejum será tomada pelo próprio bispo, depois de retomar completa consciência.

Segundo um boletim médico, o religioso está "semiconsciente e com estado geral comprometido" e foi internado para "evitar possíveis danos permanentes". A internação foi determinada pelo médico Klaus Finkam, que acompanhava a greve de fome do bispo há alguns dias.

A assessoria da Articulação São Francisco Vivo informou que "a permanência do jejum será decidida por Dom Luiz, logo que ele estabeleça a plena consciência". Segundo a entidade, no hospital, o bispo receberá apenas soro.

O bispo, de 61 anos, teria comentado, antes de desmaiar, que estava sentindo um "desalento muito grande" devido ao resultado do julgamento. Cappio foi amparado por duas pessoas e não chegou a cair no chão. O religioso foi socorrido por um médico, recobrou a consciência e foi dormir.

O frei vem apresentando fragilidade física, que aumenta a cada dia. Desde que iniciou o jejum, em 27 de novembro, até a última segunda-feira, ele já tinha perdido oito quilos. Seu peso agora é de 63,5 kg. Antes de desmaiar, em vez de soro, Dom Cappio vinha ingerindo apenas água. Esta é a segunda vez que o bispo faz greve de fome contra a transposição. Em outubro de 2005, ele permaneceu 11 dias sem se alimentar, também em protesto contra o projeto.

O Vaticano e a CNBB chegaram a pedir que o bispo encerrasse a greve de fome, o que não aconteceu. Lula pediu a seu chefe de gabinete, Gilberto Carvalho, que negociasse com dom Cappio, mas interrompeu as negociações logo após a decisão do STF.