Título: BC teme fuga de investidores
Autor: Simão, Edna
Fonte: Correio Braziliense, 23/04/2009, Economia, p. 19

O Banco Central já está disseminando a ideia de que o obstáculo para uma queda mais acentuada dos juros no Brasil é o temor de uma fuga dos investidores dos títulos públicos do governo para a caderneta de poupança, que tem garantida uma rentabilidade de Taxa Referencial (TR), mais 6% ao ano, e não há incidência de Imposto de Renda. Isso traria dificuldades, segundo avaliação da autoridade monetária, para financiamento da dívida pública.

Para evitar que isso aconteça, a equipe econômica estuda formas de alterar a caderneta de poupança, preservando a rentabilidade para os pequenos investidores. Entre as medidas analisadas está a possibilidade de rentabilidade diferenciada, que varia conforme o valor aplicado.

De tempos em tempos, a remuneração da caderneta de poupança volta à mesa de discussão no governo. Isso porque, em cenário de juros baixos, a rentabilidade da poupança passa a ser maior que a oferecida por vários títulos públicos e também fundos de investimentos. Mas, na avaliação de alguns técnicos, não há por que o BC manter os juros no atual patamar (11,25% ao ano), uma vez que o custo de financiamento do Tesouro Nacional também seria menor.

Além disso, os bancos seriam forçados a, por exemplo, reduzirem as taxas cobradas na administração dos fundos de investimentos. Se grandes investidores migrarem para caderneta de poupança, as instituições financeiras serão forçadas a aplicar mais recursos em habitação. Pela regra atual, 65% dos depósitos em caderneta de poupança devem ser destinados ao financiamento da casa própria, mas nem todos os bancos têm interesse nessas operações. (ES)