Título: O magistério não está preparado
Autor: Menezes, Maiá; Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 23/12/2007, O País, p. 3

A escola em que ela dá aula, em São Gonçalo, homenageia o educador Paulo Freire. Mas a rotina da professora Mônica Pereira de Assunção em nada lembra os preceitos do mestre. Há nove anos à frente de turmas de 1ª a 5ª série, Mônica admite a frustração de não ver o esforço cotidiano se refletir 100% em aprendizado.

Maiá Menezes

É comum encontrar alunos que não conseguiram se alfabetizar?

MÔNICA PEREIRA DE ASSUNÇÃO: Isso acontece com a gente freqüentemente. Há uma enorme quantidade de crianças com 11, 12 e 13 anos que ficam por três anos na mesma série por não saber ler. Na quarta série, eles lêem muito mal. Muitos alunos têm histórico familiar complicado. Como levar o aluno a se interessar pelo ensino? A gente tem que aprender a linguagem deles.

Como lidar com isso?

MÔNICA: O ensino acaba sendo nivelado pelo que não aprendeu. É injusto que aquele que está no nível correto esteja em uma sala em que grande parte não sabe ler. É perverso com eles. Existem, por exemplo, crianças que copiam perfeitamente um texto, mas não lêem nada, não sabem o que estão copiando.

Como você se sente diante de casos como esses?

MÔNICA: É frustrante. Ainda mais quando você percebe que o magistério não está preparado para essa realidade. Nós nos deparamos com salas de aula lotadas, sem infra-estrutura.

Quais as limitações mais comuns que você enfrenta?

MÔNICA: Já presenciei aluno da 8ª série que não sabia resolver uma operação simples de matemática. Ele tinha 14 anos. Sabendo do caso, pedi à professora da turma dele que ele fosse assistir a uma aula na minha turma, de 3ª série. Os professores não estão preparados nem são formados para isso.

Por que você escolheu ser professora?

MÔNICA: Na época, foi falta de opção profissional. Quando entrei para o ensino médio, fiz o pedagógico. Eu queria trabalhar, tinha 15 anos. Não tinha me imaginado professora. Ainda estudando comecei a trabalhar como ajudante em escolinhas. Ali eu me encontrei. Comecei, então, a dar aulas de 1ª a 4ª série.

Na sua avaliação, a situação piorou?

MÔNICA: O sistema está cada vez pior. As crianças estão meio que abandonadas. O desempenho do aluno na sala de aula piorou também. E a formação do professor deixa a desejar.