Título: Logística pode atrasar entrega de reféns
Autor:
Fonte: O Globo, 28/12/2007, O Mundo, p. 28

Venezuela diz que libertação de seqüestrados das Farc será até domingo. Comitiva internacional se reúne em Caracas

CARACAS e BOGOTÁ. A libertação de três reféns em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deverá ocorrer de hoje a domingo, disse ontem o vice-chanceler venezuelano, Rodolfo Sanz, já que "a idéia é que (os reféns) passem o Ano Novo em casa". A declaração foi feita enquanto ainda chegavam a Caracas os integrantes da delegação de observadores internacionais que participará da entrega e quando o governo venezuelano finalizava os preparativos para a operação. À noite, chegaram à cidade 15 parentes das pessoas seqüestradas.

- Não posso afirmar a hora. Isso é de competência do comandante presidente (venezuelano) Hugo Chávez. Ele dará a hora de decolagem das aeronaves - declarou o vice-chanceler para América Latina e Caribe.

Mais cedo, no entanto, o embaixador venezuelano em Bogotá, Pavel Rondón, afirmara que a libertação ocorreria ainda hoje. Mas os próprios membros da comitiva ainda estavam chegando ontem ao país, devendo se reunir hoje cedo. E a Cruz Vermelha, que integra a missão, advertia que problemas logísticos poderiam atrasar a operação em alguns dias.

Sanz disse desconhecer se as Farc pretendiam entregar outros reféns em seu poder além de Clara Rojas (ex-companheira de chapa de Ingrid Betancourt na eleição presidencial), de seu filho, Emmanuel, e da ex-deputada Consuelo González. Segundo Sanz, "seria uma demonstração de que querem avançar no processo de paz".

Bogotá suspenderá operações militares por horas

Chávez anunciou na quarta-feira a Operação Transparência, seu plano para receber os reféns na selva colombiana, que foi aceito por Bogotá. Em cinco aeroportos venezuelanos aguardam helicópteros e aviões para decolar rumo a Villavicencio, cidade colombiana que será a base da operação. Lá ficarão os aviões e partirão os helicópteros para receberem os seqüestrados, num ponto da selva colombiana a ser informado pelas Farc. A operação será integrada por uma delegação internacional, composta por representantes de Brasil, Argentina, Cuba, Equador, Bolívia e França.

O comissário para a Paz na Colômbia, Luis Carlos Restrepo, receberá no aeroporto de Vanguardia, em Villavicencio, a informação sobre o local da entrega. Assim, ele e o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, darão ordens para suspender por algumas horas vôos e operações militares na área especificada. Em Villavicencio, a segurança na área do aeroporto foi redobrada, em função da operação.

A libertação dos três reféns pode levar à libertação de outros, acreditam analistas políticos e as famílias dos reféns, que esperam que a medida reative um processo mais amplo, já que há centenas de seqüestrados em poder das Farc - que esperam trocar pelo menos 45 por guerrilheiros presos.

Clara era ex-assessora e companheira de chapa da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt. Ela foi seqüestrada em 2002 e teve um filho de um guerrilheiro. O menino, Emmanuel, deve ter 3 anos. Já Consuelo foi seqüestrada em 2001.

Um parente de Consuelo informou que as famílias dos reféns aguardavam ontem uma ordem de Chávez para embarcar num avião da Venezuela, que já estaria em Bogotá, para levá-los a Caracas.

- Todos estão prontos - disse o homem, que pediu para não ser identificado.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, agradeceu ontem "a Chávez seus esforços e sua iniciativa" e ao presidente colombiano, Alvaro Uribe, "seu sentido de responsabilidade" pelas gestões para libertar os reféns. Sarkozy disse esperar que depois desta libertação venham outras, numa referência a Ingrid que também tem nacionalidade francesa.