Título: Fiocruz dobrará produção de vacina contra a febre amarela este ano
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 09/01/2008, O País, p. 4

RISCO À SAÚDE: Encomendas crescem de 16 milhões para 28 milhões de doses

Bio-Manguinhos reserva segunda linha de produção para atender à demanda

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) vai praticamente dobrar a produção da vacina contra a febre amarela em 2008. O diretor da instituição, Akira Homma, disse ontem que, a pedido do governo, a quantidade vai crescer de 16 milhões para 28 milhões de doses anuais.

Para quase dobrar a produção, Bio-Manguinhos vai disponibilizar uma segunda linha de produção, onde até então eram produzidos outros tipos de vacina - a tríplice viral, por exemplo.

Vírus original foi isolado de doente africano

Empregada no Brasil há mais de 70 anos, a vacina contém a cepa viral procedente da amostra africana Asibi. Akira Homma explicou que o vírus original foi isolado pela Fundação Rockefeller de um africano, chamado Asibi, que contraíra a doença em 1937.

Akira disse que, no Brasil, a vacina é produzida a partir da cepa atenuada do vírus vivo, cultivada em ovos embrionados de galinha livres de agentes patogênicos. Este vírus se multiplica no embrião, passa por etapas de purificação até passar a ser um concentrado viral.

O diretor da instituição explicou que a vacina é produzida em duas etapas. Na primeira, é desenvolvido o concentrado viral (matéria-prima para a vacina). Na segunda, o produto passa pelo processo de liofilização - processo de secagem e de eliminação de substâncias voláteis feito em temperatura baixa e sob pressão reduzida.

Há 10 anos, o laboratório liofiliza a vacina. Cada frasco que sai de sua linha de produção contém cinco doses. Segundo Akira Homma, o processo garante mais durabilidade ao produto e evita o desperdício.

Único laboratório nacional produtor desta vacina, Bio-Manguinhos é pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e exporta o produto para 55 países, principalmente os africanos - o continente é o mais afetado pela febre amarela.