Título: Tem até grávida querendo tomar vacina
Autor: Souza, Isonilda; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 15/01/2008, O País, p. 3

Fala do ministro na TV não impediu que filas enormes se formassem em postos do país.

SÃO PAULO, RIO e FORTALEZA. No Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, a procura pela vacina contra a febre amarela aumentou 43 vezes em relação às férias do ano passado. A média diária era de 30 doses, mas os funcionários do posto de vacinação têm atendido 1.300 pessoas por dia. Ninguém espera menos de duas horas na fila, que inclui homens, mulheres, idosos e crianças das 8h às 22h, apesar do apelo feito no domingo pelo ministro da Saúde, José Temporão.

- Estamos trabalhando sem parar. Tem até grávida querendo tomar vacina. E a gente falando que não pode, mas ninguém ouve - queixa-se uma atendente.

Gestantes e bebês não devem tomar a vacina, que inocula do vírus vivo, mas enfraquecido. Também não devem recorrer à vacina pessoas com baixa imunidade ou alérgicas a ovo ou gelatina. Segundo a secretaria municipal de Saúde de São Paulo, a média anual de vacinas na capital é de 60 mil doses. Só nos primeiros dias do ano, 50 mil pessoas foram vacinadas. Nas unidades de saúde, as doses não chegam ao fim do dia. A secretaria requisitou para hoje mais 40 mil vacinas, o maior pedido desde o início do ano.

- O normal seria atingirmos 15 mil este mês e estamos em 50 mil - afirma Sônia Ramos, da secretaria de Saúde. - Pode ser que falte pontualmente (vacina), mas temos estoque para repor.

No Aeroporto de Congonhas, a média diária de 150 vacinas por dia saltou para mais de 1.000. Só ontem, foram distribuídas 1.100 senhas. O atendimento demorou até seis horas e avançou noite adentro. A consultora Ana Paula Lira, de 27 anos, chegou às 11h e só tomou a vacina às 17h.

No Rio, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria municipal de Saúde recebeu telefonemas dos postos pedindo reposição de vacinas. Na última sexta-feira, a secretaria recebeu estoque de 30 mil doses. A estimativa da superintendente de Vigilância Epidemiológica, Mari Baran, é que o estoque mensal de consumo - de 4 mil doses - esteja sendo consumida em um dia:

- Há boatos de que novos países estariam exigindo a vacina, o que atrai mais gente aos postos. O brasileiro tem boa relação com vacinas. É como se exercesse um ato de cidadania. É positivo, mas é preciso equilíbrio.

Em Fortaleza, também houve corrida aos postos. A capital cearense não figura como local de risco, mas muitos turistas estão se vacinando, e até autoridades querem a vacina. A coordenação do posto de saúde do bairro Meireles foi ao gabinete do vice-governador Francisco Pinheiro (PT) levando cinco doses da vacina para ele e assessores. A secretária do governador em exercício disse que a viagem que ele faria no dia 24 para o Acre, área de risco, foi cancelada e não há outra programada para os próximos dez dias, intervalo mínimo entre a imunização e o embarque para regiões com registro da doença.

* Do Diário de S.Paulo

www.oglobo.com.br/pais