Título: Oposição: programa é eleitoreiro
Autor: Jungblut, Cristiane; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 26/02/2008, O País, p. 8

BRASÍLIA. A oposição classificou como eleitoreiro o programa Territórios da Cidadania, de combate à pobreza na área rural, lançado ontem pelo presidente Lula. Neste ano eleitoral, o presidente Lula já tem programadas várias viagens para o lançamento do projeto nas regiões beneficiadas.

Para os presidentes do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), não há dúvida sobre o caráter eleitoreiro da iniciativa do presidente.

- Esse programa é 100% eleitoreiro. Em vez de aprofundar o Bolsa Família, o governo está pulverizando seus programas assistencialistas, de preferência entre os ministérios comandados por petistas, com objetivos claramente eleitorais - disse Maia.

O senador Sérgio Guerra concordou:

- Não há dúvida de que se trata de um programa eleitoreiro. Nisso, PSDB e Democratas estão de pleno acordo.

Para os dirigentes dos dois principais partidos de oposição, o objetivo maior do programa é favorecer o PT e os demais partidos da base aliada nas eleições municipais de outubro. Eles não descartam a possibilidade de questionarem a iniciativa na Justiça. Inicialmente, porém, preferem aguardar a publicação oficial do programa, para analisar os critérios adotados.

- É preciso ver o conteúdo do texto. Se o departamento jurídico entender que tem isso (uso eleitoreiro de recursos públicos), vamos recorrer ao Judiciário - afirmou o líder do DEM na Câmara, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA).