Título: Bolsa Família terá Secretaria de Oportunidades
Autor: Weber, Demétrio; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 11/03/2008, O País, p. 8

Bancos oficiais vão aumentar linhas de microcrédito para incentivar "porta de saída" do programa

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, vão anunciar amanhã a criação de um órgão subordinado à pasta: a Secretaria de Oportunidades, que deverá começar a funcionar nas próximas semanas, com a função de lançar ações de geração de trabalho e renda para a chamada "porta de saída" do Bolsa Família.

A solenidade de amanhã terá como pretexto a comemoração dos quatro anos do ministério. Após aumentar a exposição da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) - a quem chamou de "mãe" do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em evento no Rio, semana passada -, Lula decidiu também levar Patrus ao foco da mídia. O pontapé inicial para dar visibilidade ao mineiro será o evento.

A secretária-executiva adjunta do ministério, Rosilene Rocha, diz que a nova secretaria depende de trâmites burocráticos. Por ora, o governo vai lançar projetos de emancipação dos beneficiários do Bolsa Família, em parceria com estados e prefeituras. Um dos nomes cotados para a nova secretaria é o do sociólogo e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Ronaldo Garcia:

A partir de segunda-feira, o Bolsa Família começará a pagar mais R$30 a jovens de 16 e 17 anos que já integram o programa. Do 1,7 milhão de beneficiários nessa faixa etária, mais da metade deve receber este mês.

Bancos oficiais vão aumentar linhas de microcrédito para o público do Bolsa Família, como alternativa para sair do programa. Outros ministérios participarão de ações. A solenidade, no quartel-general do Exército, contará com os governadores Aécio Neves (Minas) e Cid Gomes (Ceará). São esperados ainda Jaques Wagner (Bahia), e Vilma Faria (Rio Grande do Norte). Eles serão os primeiros a assinar os convênios, que poderão ser estendidos a todos os estados.