Título: Um petista no coração da musa
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 11/03/2008, O País, p. 9

José Eduardo Cardozo e Manuela d"Ávila vivem romance

BRASÍLIA. Quem liga para o celular do novo secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo (SP), 48 anos, ouve na caixa de mensagens uma sonora gargalhada, sua marca registrada. Agora, dizem os amigos, ele tem mesmo motivos para rir à toa. Para inveja de 11 entre 10 deputados e senadores, ele furou o bloqueio do PCdoB e protagoniza um romance que promete fazer barulho no Congresso: está namorando a musa da base e da oposição, a bela deputada Manuela d"Ávila (PCdoB-RS), de 26. O mais novo par começou a chamar a atenção na festa de 28 anos do PT em Brasília, há cerca de um mês.

Sem qualquer preocupação em esconder o encantamento, passaram a noite em cochichos e troca de olhares apaixonados ao lado de uma pilastra nos salões de um clube em Brasília. Na última semana o namoro se tornou público, com uma nota da colunista Sônia Racy, no Jornal "O Estado de S.Paulo".

Os dois não quiseram comentar publicamente o romance. Ontem, acertaram uma resposta conjunta: "Não comento sobre minha vida pessoal". Sobre se o namoro não criaria problemas partidários, já que em Porto Alegre Manuela disputa com a petista Maria do Rosário a prefeitura da capital, os dois também têm a mesma resposta: "Minha vida pessoal não tem qualquer relação com a vida partidária".

- Viu a harmonia? - brincou Cardozo ao falar da coincidência das respostas.

Os dois não pretendem deixar de aparecer juntos em público. Bem mais magra e sorridente, a musa comunista foi à festa petista num belo modelito vermelho.

No Congresso, a notícia causou ciumeira entre os que suspiram quando Manuela passa.

Tanto Cardozo quanto Manuela estavam sozinhos antes do início do namoro. Ele terminou recentemente seu casamento, e ela, um relacionamento com outro petista.