Título: Zapatero prioriza economia no segundo mandato
Autor:
Fonte: O Globo, 11/03/2008, O Mundo, p. 27

Presidente do governo espanhol pode negociar apoio de partidos nacionalistas moderados, evitando partidos de esquerda

MADRI. Um dia depois da vitória eleitoral que o manterá por mais quatro anos à frente do governo espanhol, José Luis Zapatero, disse ontem que buscará apoio de outros partidos. O presidente do governo, que deve enfrentar nos próximos meses uma crise econômica que começa a ceifar empregos dos espanhóis, indicou que pode alterar o foco de suas alianças, ligando-se mais a partidos regionalistas moderados do que em legendas de esquerda que estiveram a seu lado durante o atual mandato.

Zapatero demonstrou que a economia será uma prioridade de seu governo, como citou:

¿ O impulso à economia, o emprego, as políticas sociais, e a recuperação de acordos institucionais.

Nos últimos seis meses, o setor imobiliário espanhol entrou em crise. Hoje, há 2,3 milhões de desempregados. Apenas no mês passado, 50 mil pessoas perderam o emprego. Analistas afirmam que o crescimento do país, que beirou os 4% ao ano, sendo o maior dos grandes países europeus, pode cair pela metade já este ano.

Zapatero recebeu uma economia em bom estado de José María Aznar, no PP, e conseguiu dar ênfase à área social.

¿ Agora é diferente. O que era uma espiral virtuosa na economia espanhola pode se converter, de repente, num círculo vicioso ¿ disse o professor de administração do Iese José Pin.

Durante a campanha, Zapatero disse que pretendia governar só com figuras de sua legenda, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE). Porém, apesar de ter vencido seu maior adversário, o conservador Partido Popular (PP), e ter aumentado a bancada em cinco deputados, os socialistas ficaram sete cadeiras abaixo da maioria.

¿ Há vários partidos com quem podemos conversar ¿ disse ele. ¿ É hora de governar para todos os espanhóis. É preciso governar melhor. E em qualquer dos dois cenários: uma aliança mais estável ou acordos mais pontuais.

O presidente mencionou quatro partidos. O autonomista catalão CiU, de centro-direita, e o nacionalista moderado basco PNV, conservador. O presidente do governo espanhol também elogiou o Esquerda Unida (IU) e o também esquerdista Bloco Nacionalista Galego (BNG).

Alguns jornais catalães afirmaram que já houve os primeiros contatos com o CiU, aliança que poderia dar maioria ao governo do Parlamento. O pragmatismo político de Zapatero poderia fazer com que ele trocasse os apoios pontuais com os esquerdistas de ERC e IU pelos mais conservadores CiU e PNV.

¿ Em princípio, o pacto lógico seria com a CiU, mas Zapatero vai tentar buscar alianças em níveis diferentes ¿ disse a cientista política Edurne Uriarte, da Universidade Rei Juan Carlos, de Madri.

PP se reúne para decidir futuro de Mariano Rajoy

Paralelamente, o PP começa a pensar no seu futuro. Hoje, o Comitê Executivo se reúne para avaliar as eleições. Mariano Rajoy foi derrotado pela segunda vez seguida por Zapatero. Mas o discurso do PP é otimista. Ele aumentou a bancada em cinco deputados e cresceu em regiões como Madri e Andaluzia.

¿ O PP colheu votos de moderados do centro, inclusive de quem votou no PSOE em 2004. O PSOE recebeu novos votos, da esquerda mais radical e nacionalista ¿ disse o secretário-geral do PP, Angel Acebes.