Título: Ellen Gracie é candidata do Brasil à Corte de Haia
Autor:
Fonte: O Globo, 16/03/2008, O País, p. 10

Ministra tem a preferência de Lula, mas país já havia apresentado outro nome para a vaga.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já escolheu sua candidata para a vaga aberta na Corte Internacional de Haia, na Holanda: a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie Northfleet. Lula deu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que também já presidiu o STF e é um entusiasta da idéia, a tarefa de consultar Ellen Gracie. A ministra ficou lisonjeada. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também esteve no gabinete dela para tratar do assunto.

A confirmação de Ellen Gracie para o cargo esbarra, no entanto, na candidatura do professor de direito Antônio Trindade Cançado. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, o nome dele foi enviado a Haia no ano passado como a aposta oficial do Brasil. A decisão pode ser alterada, mas exigirá esforço diplomático do governo. A vaga em disputa é de toda América Latina, e o Brasil é o mais cotado para mandar um representante.

Além de ser a preferida do governo brasileiro, a ministra Ellen tem como vantagem a boa relação com os Estados Unidos. Ela é descendente de americanos, já morou no país e é amiga de integrantes da Suprema Corte. O veredito final sobre a vaga será dado na próxima Assembléia Geral da ONU, em outubro.

Se Ellen Gracie for para Haia, será aberta mais uma vaga no STF. Com a escolha do substituto dela, Lula terá nomeado oito dos onze integrantes do STF.