Título: Ministério da Justiça propõe que Volkswagen faça um recall do Fox
Autor: Batista, Henrique Gomes; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 03/04/2008, Economia, p. 26

Convocação de clientes livraria montadora do pagamento de multas

BRASÍLIA. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça propôs que a Volkswagen faça um recall - chamamento público de clientes - por causa dos problemas com os automóveis da família Fox, que podem chegar a decepar dedos de clientes que tentem expandir o porta-malas, rebatendo os bancos traseiros. Com o recall, a empresa é obrigada a convocar todos os clientes para reparo nos veículos, inclusive com publicidade em TV, rádio, jornais e revistas. O acordo para fazer um recall livraria a Volkswagen do pagamento de eventuais multas.

O órgão não informou o universo de clientes que poderá ser atingido com este recall. Segundo informações preliminares, ao menos 22 acidentes foram registrados com os modelos Fox. Houve um caso em que um único cliente perdeu pedaços de três dedos.

Multa à empresa poderia chegar a R$3 milhões

Segundo o DPDC, ontem foi proposto pelos órgãos de defesa do consumidor que analisavam o caso um acordo de ajustamento de conduta à Volkswagen. A empresa ainda tem dez dias para se manifestar sobre a decisão do órgão e dos diversos Procons que estavam tratando do assunto. Se o acordo for aceito e cumprido pela Volkswagen, a empresa ficará livre do processo - que será arquivado e que poderia render à montadora uma multa de até R$3 milhões.

Reportagem publicada no início de fevereiro pelo GLOBO indica que a montadora, mesmo sabendo dos problemas, não fez um recall. Embora tenha substituído nos modelos mais recentes o mecanismo que permite baixar o banco traseiro dos automóveis Fox, CrossFox e SpaceFox, a empresa não fez o chamamento público de seus consumidores na época.

O risco de acidente ocorre quando o dono do veículo tenta expandir seu porta-malas. Para isso, o motorista deve puxar uma tira de náilon. Mas, se em vez da tira, o motorista acionar o mecanismo por meio de uma argola que existe no sistema, seu dedo pode ser esmagado. Também há risco de acidentes ao acionar um alça de náilon usada para dobrar os bancos traseiros. Alguns acidentados relataram que, com o peso do sistema, perderam o equilíbrio e colocaram uma das mãos na base do assento. Porém, sem suportar o peso, soltaram o banco, que desceu abruptamente, imprensando a mão do motorista.

Volks diz que, no prazo, vai decidir se faz "recall" ou não

Em nota, a Volkswagen afirmou que, no prazo permitido pelo DPDC e pelos Procons, a empresa vai se pronunciar - se aceita ou não o acordo.

"De imediato, a empresa colocará um hot site (www.vw.com.br/bancodofox) à disposição do público, com informações detalhadas sobre a operação de ampliação do porta-malas do Fox. Também será aberta uma linha direta para esclarecimentos (0800 019 8866), disponível de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 22h, e aos sábados das 8 às 14 horas", informou a nota, que acrescenta que, de oitos clientes que sofreram problemas e que já entraram na Justiça, a empresa chegou a um acordo indenizatório com cinco deles.

http://oglobo.globo.com/economia