Título: Xeique do petróleo
Autor: Rangel, Juliana ; Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 16/04/2008, Economia, p. 31

¿Lula, um xeique do petróleo¿. Foi assim que o jornal argentino ¿Página/12¿ noticiou a possível descoberta de um megacampo pela Petrobras, informada segunda-feira pelo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima. Com a estimativa de 33 bilhões de barris na área de Carioca/Pão de Açúcar, vários jornais chegaram a afirmar que o Brasil está bem mais próximo de entrar para a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep).

¿Reina uma euforia contida na sede da Repsol YPF. Depois de anos em que da América Latina só vinham desgostos em forma de notícias, uma alegria chegou para compensar quase todos os pesares recentes. Petróleo. Petróleo em enormes quantidades¿, afirmou o ontem o espanhol ¿El País¿ em seu site.

A indiscrição de Lima valeu a ironia do diário de negócios inglês ¿Financial Times¿: ¿Se você estiver procurando alguém para movimentar os mercados de capitais, tente Haroldo Lima¿. Isso porque suas declarações repercutiram nas bolsas de Londres e Madri, graças à disparada, ontem, das ações de duas sócias da Petrobras nas explorações da Bacia de Santos: a britânica BG e a hispano-argentina Repsol YPF. Na própria segunda-feira, os papéis da Repsol YPF já haviam feito a Bolsa de Buenos Aires fechar em alta.

O britânico ¿Guardian¿ não deixou de lembrar que, paradoxalmente, o Brasil vive uma ¿febre do petróleo¿ ao mesmo tempo em que faz campanha pelos biocombustíveis. Matthew Shaw, analista de energia da consultoria Wood Mackenzie, disse ao jornal que a notícia era ¿um deslize infeliz¿ de Lima. Shaw disse acreditar que a descoberta, na realidade, deve ser modesta.

Já o canadense ¿Globe and Mail¿ aproveitou a oportunidade para alfinetar o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Para o diário, se confirmada, a descoberta permitirá ao Brasil desafiar a posição da Venezuela como maior exportador de petróleo da América Latina. John Parry, analista da consultoria John S. Herold, disse ao jornal que Chávez deve ter ficado assustado, porque ¿de repente ele não é mais o chefão na América do Sul¿. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: Economia Tamanho: 356 palavras Edição: 1 Página: 31 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001