Título: frei Betto diz que tratado itaipu pode ser revisto
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 21/04/2008, Mundo, p. 18

ASSUNÇÃO. Convidado pelo ex-bispo Fernando Lugo a acompanhar a eleição paraguaia na condição de observador, o escritor brasileiro Carlos Alberto Libanio Cristo, o Frei Betto, ex-secretário especial da Presidência e interlocutor privilegiado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem ter ouvido de representantes do governo brasileiro que o Brasil está disposto a alterar o tratado de Itaipu. Com isso, estaria aberta a possibilidade para aumento no preço pago ao Paraguai pela energia excedente da hidrelétrica binacional, um dos principais pleitos de Lugo.

¿ Falei com pessoas do governo e sinto que o presidente Lula tem grande simpatia (pela proposta de Lugo) e estaria disposto a rever o tratado de Itaipu. Não é um testemunho de fé, só posso dizer isso ¿ disse Frei Betto, ontem de manhã, ao lado de Lugo.

O tratado, assinado em 1973 e com vigência até 2023, prevê que o Brasil é o comprador preferencial da energia excedente de Itaipu. Isso é apontado como o maior entrave para que o Paraguai possa cobrar o preço que considera justo pela energia.

Frei Betto chegou a Assunção no sábado à noite, a convite de Lugo. Os dois são amigos há mais de 20 anos, tendo se aproximado por causa da Teologia da Libertação. O escritor disse que a possível eleição de Lugo pode consolidar uma tendência no continente.

¿ Nas últimas décadas tivemos três grandes perfis na região. Nos anos 60 e 70 foram as ditaduras militares. Depois, os governos neoliberais. Agora existe a busca por candidatos populares. Isso significa o rechaço da população às antigas oligarquias. Nunca houve tanta indignação ¿ afirmou ele. (R.G.)

www.oglobo.com.br/mundo Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O Mundo Tamanho: 301 palavras Edição: 1 Página: 18 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno

© 2001 Todos os direitos reservados