Título: Boca-de-urna dá vitória a lugo
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 21/04/2008, Mundo, p. 18

Todas as pesquisas de boca-de-urna divulgadas ontem pelos principais meios de comunicação do Paraguai apontavam a vantagem do ex-bispo Fernando Lugo, candidato da Aliança Patriótica pela Mudança (APC), sobre a ex-ministra da Educação Blanca Ovelar, do Partido Colorado, nas eleições presidenciais do país. Na maioria das sondagens, a vantagem estaria dentro da margem de erro. Os resultados não oficiais divulgados ¿ apurados pelo sistema de Transmissão Rápida de Resultados Extra-oficiais (Trep), contratado pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE) ¿ também apontam vitória do ex- bispo: 39,8% contra 31,7% de Blanca e 21,3% do ex-general Lino Oviedo, que logo reconheceu a derrota para Lugo.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) recomendou que nenhum candidato se autoproclamasse até que a Justiça Eleitoral divulgasse os resultados oficiais, com o objetivo de evitar confrontos nas ruas. Se as previsões se confirmarem, Lugo será o primeiro presidente que não integra o Partido Colorado desde 1947.

Segundo pesquisa do instituto Coin, Lugo obteve 40,1% dos votos contra 37,2% de Blanca e 16,9% de Oviedo, da União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace). De acordo com o instituto First, Lugo teve 43,3% contra 37% de Blanca e 15,8% de Oviedo. Já o instituto Ica dá 41,8% para Lugo, 36,4% para Blanca e 17,8% para Oviedo. Segundo o instituto Geo, Lugo teve 41,4% contra 37,9 de Blanca e 15,8 de Oviedo.

Por volta das 17h, Blanca concedeu uma entrevista coletiva na qual falava em empate técnico nas pesquisas. Às 18h30m, Lugo fez um rápido pronunciamento de agradecimento às centenas de eleitores que lotavam seu comitê:

¿ Hoje vocês são os responsáveis pela alegria da maioria do povo paraguaio. Obrigado por termos podido desfrutar juntos desta experiência pequena e modesta. Hoje podemos afirmar que os pequenos também estão capacitados para vencer.

Lugo, o único candidato que não firmou o pacto de não se autoproclamar, chegou ao seu comitê de campanha enrolado em uma bandeira paraguaia, saudando a população e fazendo o ¿V¿ da vitória. Enquanto isso, na sede do Partido Colorado, o clima era de apreensão.

O temor de que as eleições fossem marcadas por fraudes e violência foi dissipado ao longo do dia. Segundo a chefe da missão de observadores da OEA, Emma Mejía, até as 13h cerca de 40% dos eleitores já haviam votado, de forma organizada, com apenas alguns incidentes isolados. Segundo o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), 64% dos 2,8 milhões de eleitores foram às urnas.

A OEA também negou rumores espalhados durante a semana pelo próprio presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, de que agitadores estrangeiros vindos de Venezuela, Equador e Bolívia chegariam ao país para provocar uma onda de violência caso Fernando Lugo não fosse eleito.

O ex-bispo votou às 7h10m, pouco depois da abertura das urnas num colégio de Lambaré, na região metropolitana de Assunção. Com um largo sorriso, foi acompanhado por correligionários na caminhada entre sua modesta casa e o local de votação. Entre eles, Frei Betto e a argentina Hebe de Bonafini, líder das Mães da Praça de Maio. Após votar, foi à missa.

O primeiro candidato a chegar ao local de votação foi Lino Oviedo, irritando-se com os mesários, que demoraram a abrir a seção eleitoral. A candidata governista Blanca Ovelar chegou à escola onde vota pouco depois das 8h. Jornal: O GLOBO Autor: Editoria: O Mundo Tamanho: 619 palavras Edição: 1 Página: 18 Coluna: Seção: Caderno: Primeiro Caderno