Título: Tarso: se Supremo autorizar, PF pode apurar suspeita sobre o parlamentar
Autor: Jungblut, Cristiane; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 06/05/2008, O País, p. 4

Ministro ressalta que nenhum deputado fazia parte do inquérito.

TERESINA. O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem em Teresina que, se houver autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal está pronta para investigar as suspeitas sobre o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força, e o prefeito de Praia Grande (SP), Alberto Mourão (PSDB), no suposto esquema para fraudar empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Os dois são citados no inquérito, mas, como têm foro privilegiado, não podem ser investigados pela PF.

- Se o Supremo avaliar que deve abrir inquérito, a Polícia Federal vai abrir, mas foge do controle da polícia e da destinação da investigação feita até agora - disse Tarso Genro, adiantando que, no início das investigações, nenhum deputado fazia parte do inquérito aberto para apurar o esquema de corrupção.

E acrescentou:

- Se apareceu uma menção em relação a eles, agora cabe ao Supremo avaliar - declarou Tarso, que estava em Teresina acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que inaugurou obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e um hospital de emergência.

Presidente Lula prefere não comentar o escândalo

Os 13 acusados foram denunciados pelo Ministério Público Federal de ter montado um esquema para fraudar empréstimos do BNDES. A Justiça abriu processo criminal contra eles e decretou a prisão de três dos envolvidos. Um quarto acusado está foragido. Na decisão, o juiz Márcio Ferro Catapani, da 2ª Vara Federal de São Paulo, determinou o envio de cópia integral do caso ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal Regional Federal para que seja apurada eventual participação de Paulo Pereira da Silva (PDT).

A Operação Santa Teresa começou com uma investigação, iniciada em 2007, sobre a casa de prostituição. Em interceptações telefônicas, autorizadas judicialmente, foram descobertos diálogos sobre desvio de dinheiro no BNDES.

Em entrevista ao sair da casa do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que ofereceu almoço para ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quis falar sobre as investigações da Polícia Federal no BNDES.