Título: A perda é grande
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 14/05/2008, O Globo, p. 2

O pedido de demissão da ministra Marina Silva (Meio Ambiente) está repercutindo negativamente no exterior. A ministra era um símbolo da luta pela preservação da Amazônia. Sua presença dava uma espécie de selo de qualidade ao governo. Sua saída deixa a impressão de que ela perdeu a batalha contra o desmatamento e o agronegócio. O presidente Lula terá uma dura tarefa, a de convencer a opinião pública de que seu governo vai manter o compromisso de combater o desmatamento.

Tucanos adiam ato pró-Alckmin

Em acordo costurado pelo presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), foi adiado para o dia 29 o ato nacional em apoio à candidatura de Geraldo Alckmin em São Paulo. O evento estava marcado para amanhã. Os alckmistas aceitaram porque a adesão dos senadores seria pequena, pretendem fechar antes a aliança com o PTB e querem a presença do governador José Serra. Guerra se reuniu na tarde de ontem com os deputados Sílvio Torres (PSDB-SP) e Edson Aparecido, articuladores da campanha de Alckmin, quando foi decidido o adiamento. Na dia anterior, Serra e Alckmin viajaram juntos do Rio para São Paulo.

Gostaríamos de deixar o registro da perplexidade que todos nós sentimos com a demissão da ministra Marina Silva" - Ideli Salvatti, líder do PT no Senado (SC)

Legenda da foto: CONTRA A CORRUPÇÃO. O ator Milton Gonçalves participou de ato no qual o Senado se integrou à campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". O movimento, que tem como objetivo conscientizar a opinião pública sobre os prejuízos causados pela corrupção, é apoiado pela Associação dos Membros do Ministério Público, o Conselho dos Procuradores-Gerais e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Desejo

O líder do PV, Sarney Filho (MA), quer a ex-ministra Marina Silva no partido. Ele já vinha trabalhando sua filiação há algum tempo e acha que sua saída do governo viabiliza a mudança. O PV quer ter candidato a presidente em 2010.

Jogando a decisão para a frente

O TSE decidiu, no processo de perda do mandato do governador Luiz Henrique, enviá-lo de volta ao TRE-SC porque o vice-governador não foi ouvido. O mesmo deve acontecer com o processo contra o governador Cássio Cunha Lima. A maioria dos ministros do tribunal está inclinada a remeter o processo de volta ao TRE-PB para que o vice-governador, José Lacerda Neto, seja ouvido. O novo relator da matéria é o ministro Eros Grau.

Medalha para os economistas do Real

A Câmara do Rio vai entregar, no dia 19 de maio, a medalha Pedro Ernesto aos mentores do Plano Real. Serão agraciados: Pedro Malan, Gustavo Franco, Edmar Bacha, André Lara Resende e Pérsio Arida. Será uma festa tucana. Já confirmaram presença: os governadores José Serra e Aécio Neves, o presidente do partido, Sérgio Guerra, e o senador Tasso Jereissati (CE). O ato foi proposto pela tucana Andrea Gouvêa Vieira. O ex-presidente FH, no exterior, não participará.

A PRIMEIRA-DAMA Marisa Letícia participará como presidente de honra, na segunda-feira, do lançamento do 3º Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Palácio Guanabara, no Rio. Ela deve até discursar.

O LÍDER do PMDB, Henrique Alves (RN), e o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) estão em rota de colisão. Cunha tentou impor nomes do Rio na Comissão de Reforma Tributária, Alves reagiu.

O PRESIDENTE Lula disse ontem ao governador Aécio Neves que não há razão para o PT vetar uma aliança com o PSDB nas eleições de Belo Horizonte.

Marca para abate

Inimigo número um dos ambientalistas, o governador Blairo Maggi (MT), pretende implantar projeto piloto para identificar com um chip as árvores de valor comercial para os madeireiros. O estado é líder de desmatamento na Amazônia.