Título: MEC determina prazo de adesão
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 09/05/2009, Brasil, p. 15

Limite para instituições federais de ensino superior anunciarem a adesão ao novo Enem como forma de ingresso unificado é quarta-feira, 20 de maio.

Elza Fiuza/ABr - 17/4/09 ´´A adesão, até agora, está acima das minhas expectativas. Pensei que fosse ser mais difícil do que tem sido`` Fernando Haddad, ministro da Educação As instituições federais de ensino superior que optarem pelo novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única forma de ingresso têm até 20 de maio para declarar, oficialmente, a adesão. O prazo, anunciado ontem pelo ministro Fernando Haddad em Natal, foi definido pelo comitê de governança que discute a mudança no vestibular. A matriz de referência das provas será apresentada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na próxima quarta-feira, quando os reitores também vão conhecer o esquema de segurança e logística do exame, uma das questões que mais preocupam os dirigentes das universidades.

Sem falar em números, Haddad afirmou que está satisfeito com a adesão das federais. ¿A adesão, até agora, está acima das minhas expectativas. Pensei que fosse ser mais difícil do que tem sido¿, disse. Mas, para conseguir o apoio dos reitores, foi preciso flexibilizar o projeto original. Além do que previa o texto original, depois de várias reuniões com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais Superiores (Andifes), o MEC decidiu que as universidades podem escolher mais outras três formas de adesão. A nova prova pode ser utilizada como uma primeira fase, seguida do vestibular tradicional; somente para determinados cursos; ou para as vagas ociosas.

O comitê de governança vai monitorar o prazo de consolidação do vestibular unificado. As instituições que aderirem a alguma das modalidades terão três anos para testar o Enem e, depois desse tempo, deverão adotá-lo como única forma de ingresso. Também será tarefa do comitê monitorar o sistema seletivo, para avaliar as consequências das mudanças e possíveis alterações no projeto.

Ontem, a Universidade Federal de Viçosa anunciou que o novo Enem, ainda neste ano, passará a valer 50% da nota do vestibular. Vagas remanescentes serão preenchidas unicamente com a nota da prova. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Conif) também aprovou a adoção do novo Enem para os 38 Ifets. ¿Concordamos com o ministro em seu questionamento ao atual vestibular, que valoriza mais a memorização do que a capacidade de análise dos alunos¿, afirmou Paulo César Pereira, presidente do Conif e reitor do Ifet de Goiás. Num documento, o Conif vai propor um novo tipo de acesso aos cursos de ensino médio mantidos pelos Ifets. ¿Sabemos que é preciso democratizar o acesso, mas a grande questão é como dar mais oportunidade aos alunos carentes¿, disse o reitor.

Além dos Ifets, outras 21 instituições já se manifestaram publicamente sobre a adesão. Na quinta-feira, depois de uma reunião tensa, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília anunciou que só vai adotar o novo Enem em 2011. Por 26 votos a favor, sete contra e seis abstenções, os conselheiros aprovaram a proposta, mas sem definir a modalidade de adesão.