Título: Petistas querem José Pimentel na Previdência
Autor: Braga, Isabel; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 01/06/2008, O País, p. 13

PTB, por sua vez, quer recuperar o Ministério do Turismo

BRASÍLIA. O nome do deputado José Pimentel (CE) é forte na bancada petista para ocupar o Ministério da Previdência. O argumento é que ele não só entende da área como é respeitado por todos os setores do partido e foi para o sacrifício, ao relatar a impopular reforma previdenciária no primeiro mandato de Lula. Apesar da resistência do PT à reforma, Pimentel manteve a tese do governo de endurecer as regras para aposentadoria dos servidores públicos.

Mas quando o nome de Pimentel foi sugerido a Lula, ele não deu resposta. Não disse nem sim nem não. Ficou mudo.

- Quem decide sobre ministro é o presidente Lula. Mas o Pimentel é um nome bom e nos representa. Tem competência. Ele dará continuidade ao trabalho do Marinho - disse a deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG).

A idéia é que Lula aproveite as vagas para acomodar os aliados após as eleições. Mas já deixou claro que, se derrotados, Marinho e Marta não voltarão à Esplanada. Outra opção para a Previdência é o mineiro Fernando Pimentel, prefeito de Belo Horizonte, a partir de janeiro de 2009, quando termina o mandato.

O mesmo tratamento não deve receber o prefeito de Recife, João Paulo, que também gostaria de cargo em Brasília, ao fim do mandato. Ele teria desagradado ao presidente ao escolher o petista João da Costa como candidato à sua sucessão, em vez do ex-ministro Humberto Costa.

Para a vaga de Marta no Turismo, o PT não apresentou nome. O PTB trabalha nos bastidores para recuperar a vaga, que era do partido no primeiro mandato de Lula. O PTB tem a seu favor a simpatia de Lula, que ainda sonha em levar de volta à Esplanada Walfrido dos Mares Guia, que deixou o governo sob denúncia de envolvimento no valerioduto mineiro. (Isabel Braga e Luiza Damé)