Título: Aprovação continua alta; inflação preocupa
Autor: Taves, Rodrigo
Fonte: O Globo, 01/07/2008, O País, p. 3

Pesquisa Ibope mostra que 65% dos brasileiros acham que preços vão aumentar.

BRASÍLIA. Apesar de a avaliação do governo Lula permanecer elevada, os reflexos do fantasma da inflação já estão sendo percebidos pela população, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada ontem. A desaprovação à atuação do governo no combate à inflação cresceu dez pontos e alcançou o patamar de 53% em junho, contra 43% em março. É o maior índice desde setembro de 2005. Já a aprovação às políticas antiinflacionárias caiu na mesma proporção, de 51% para 41%.

Outro dado que chamou atenção foi o crescimento significativo da expectativa de inflação. Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados afirmaram que nos próximos seis meses a inflação vai aumentar, contra 51% em março. É o maior índice de toda a série histórica da pesquisa CNI/Ibope durante o governo Lula. Em março de 2003, o índice foi de 61%. Desta vez, só 12% afirmaram que a inflação iria diminuir, contra 15% em maio, e 18% afirmaram que a inflação não mudaria.

- Ficou clara a percepção da população na mudança do horizonte da economia. A perspectiva é que a inflação será bem mais desfavorável. Os números sinalizam a desconfiança de que o processo de inflação é mais substantivo que no passado - disse o diretor de Relações Institucionais da CNI, Marco Antonio Guarita.

Aprovação ao governo Lula permanece em 58%

No governo, a inflação preocupa, mas não há sinalização de mudanças radicais na política.

- A avaliação do governo é boa. A inflação preocupa, mas adotamos uma série de medidas desde o início do ano. O Banco Central aumentou os juros, aumentamos o superávit primário, o crédito teve medidas de restrição. Queremos combater fortemente a inflação, mas também não queremos esculhambar com a economia - disse ontem o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento.

Mesmo com a inflação preocupando, a aprovação do governo Lula continua elevada: 58% consideram o governo ótimo/bom, mesmo índice de março. O índice dos entrevistados que consideram a gestão regular é de 29%, contra 30% da pesquisa anterior. A avaliação ruim/péssimo também teve pequena oscilação, pulando de 11%, em março, para 12%, em junho.

O índice de confiança no presidente Lula manteve-se em 68%, mesmo percentual de março, enquanto 29% afirmaram não confiar no presidente. Em março, esse índice era de 28%. A avaliação mais positiva do governo é registrada no Nordeste, onde 71% dos entrevistados disseram que o governo é ótimo/bom. Já entre os que tem renda familiar superior a dez salários mínimos, esse índice foi o mais baixo da pesquisa: 39% de ótimo/bom.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas entre os dias 20 e 23 de junho. O levantamento foi realizado em 141 municípios de todas as regiões do país, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Também teve variação negativa para o governo a avaliação das políticas de combate à fome e pobreza: a aprovação caiu de 62% para 59%, e a desaprovação subiu de 35% para 39%.