Título: Panorama Político
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 02/09/2008, Colunas, p. 2

Malabarismo

O governo Lula quer a crise do grampo telefônico longe do Palácio do Planalto. Por isso afastou o diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, durante as investigações. O próximo passo será deslocar o epicentro do Executivo para o Legislativo. O general Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) está convencido de que há evidências indicando que o grampo ilegal foi feito no Senado.

Solução Hargreaves

Os principais assessores do presidente Lula justificaram o afastamento de Paulo Lacerda da Abin como sendo uma repetição do caso Henrique Hargreaves, no governo Itamar Franco. Acusado de envolvimento no escândalo do Orçamento, Hargreaves deixou o governo em outubro de 1993, retornando quatro meses depois, inocentado. O que se diz no Planalto é que ele sai, dá transparência à investigação, e depois retorna ao cargo. Na conversa com o presidente Lula, Lacerda negou que a Abin tenha feito o grampo e disse que não era empecilho para a adoção de qualquer medida que viesse a dissipar essa tese.

O general Félix tem que ser demitido, ou por inépcia, ou porque sabia" - José Aníbal, líder do PSDB (SP), não satisfeito com o afastamento de Paulo Lacerda

FOGO NO CIRCO. O presidente do STF, Gilmar Mendes, ligou para os senadores que supostamente foram vítimas do grampo e afirmou que a situação é "muito grave, muito delicada". Segundo esses senadores, o presidente do Supremo estava "muito nervoso, muito tenso". O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), está apreensivo com a possibilidade de o grampo ilegal ter sido feito no próprio Senado por motivação política.

Fênix

Depois de ter sido varrido das principais capitais, o PMDB pode voltar a ter força nesses municípios. A direção do partido trabalha com um cenário de vitória em quatro capitais: Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Campo Grande.

Grampolândia

Na reunião no Palácio do Planalto, o general Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) informou que há dez processos internos contra servidores da Abin que foram pegos fazendo escutas telefônicas sem autorização judicial.

A campanha no twitter

Enquanto o YouTube e o Orkut foram as vedetes da última campanha, nestas eleições os candidatos descobriram o Twitter, site de relacionamentos que consiste em responder à pergunta: "O que você está fazendo agora?". Estão nele Solange Amaral (DEM-RJ), Fernando Gabeira (PV-RJ), Gilberto Kassab (DEM-SP) e Geraldo Alckmin (PSDB-SP). E foram vítimas de páginas fictícias Paulo Maluf (PP-SP) e Luizianne Lins (PT-CE).

Perda de força política

Uma das estrelas do Senado, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) é um dos caciques que pode sair derrotado das eleições municipais. Seu candidato à prefeitura de Recife, o deputado Raul Henry (PMDB), não passou até agora de um dígito nas pesquisas de opinião. Já o ex-governador Mendonça Filho (DEM), que foi seu vice, despencou nas pesquisas depois do início dos programas de propaganda eleitoral na TV. As eleições em Recife podem ser decididas no primeiro turno.

O SENADOR José Sarney (PMDB-AP) teve uma longa conversa com Pedro Simon (PMDB-RS), que está no hospital se recuperando de uma fratura. Falaram sobre as eleições para a presidência do Senado.

O EMBAIXADOR Luiz Henrique Pereira da Fonseca está deixando o comando da Agência Brasileira de Cooperação. Ele foi designado cônsul-geral em Milão.

O COORDENADOR da bancada do Rio, deputado Hugo Leal (PSC), convocou para hoje reunião para debater a defesa da política de royalties do petróleo.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

E-mail para esta coluna: panoramapolitico@oglobo.com.br