Título: 'Petrobras é a mãe'
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 03/09/2008, Economia, p. 21

Depois de visitar o navio-plataforma P-34, na Bacia de Campos, onde se iniciou a produção de petróleo do pré-sal no país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em Vitória, que a Petrobras poderia ficar tranqüila, pois nada afetará a empresa quando o governo decidir como será a regulamentação da nova fronteira exploratória. Segundo Lula, a Petrobras é a "mãe" da indústria brasileira:

- Começou uma polêmica enorme sobre o que vai acontecer com a Petrobras, se o governo vai criar outra empresa estatal, a Petrobras, coitadinha, vai ser abandonada, já dizia o José Sergio Gabrielli (presidente da Petrobras). Eu achava tudo inusitado. Mãe é única, José Sergio, e a Petrobras é a mãe da industrialização deste país.

Lula disse que espera receber este mês, da comissão interministerial que estuda o pré-sal, o resultado do trabalho. Para o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, será difícil entregar o trabalho até o dia 19, data prevista.

Sem se referir diretamente à polêmica sobre a criação de uma estatal para administrar as reservas do pré-sal, Lula afirmou que, quando Getúlio Vargas criou a Petrobras - a lei que autorizou a empresa é de 1953 - foi alvo de duras críticas da imprensa:

- A história do petróleo no Brasil tem momentos marcantes. O primeiro foi em 1939, em Lobato, na Bahia, quando se descobriu petróleo. Getúlio decidiu, um ano antes de se matar, criar a Petrobras. Se recorrerem às matérias da imprensa escritas em 1953, vocês vão perceber que houve muitas críticas à criação da Petrobras. Jornais importantes brasileiros fizeram editoriais contra, dizendo que o Brasil não tinha que se meter porque era uma área estranha ao nosso querido país.

Dilma: país é Sítio do Picapau Amarelo

Segundo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o Brasil superou pessimismos e avaliações de que não havia petróleo no país:

- Dizia-se também que o Brasil não podia refinar petróleo, produzir plataformas e recriar uma indústria naval. Então, foi um conjunto imenso de desafios que hoje a inteligência brasileira mostra que é capaz de enfrentar e superar, usando o conhecimento, usando a grande alavanca que permite que transformemos o mundo, a tecnologia. A Petrobras mostra que o Brasil consegue fazer de forma bem sofisticada a utilização da tecnologia.

A ministra lembrou Monteiro Lobato, dizendo que foi ele, no início do século passado, quem começou a luta em busca do petróleo no Brasil.

- O Brasil é o Sítio do Picapau Amarelo, e a Petrobras descobriu petróleo atrás do galinheiro - afirmou Dilma, referindo-se ao livro "O poço do Visconde", de Lobato, no qual Dona Benta diz a Emília que vive um sonho porque viu jorrar petróleo no sítio.

O poço de onde se extraiu o petróleo do pré-sal ontem foi furado no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, a 70 quilômetros do litoral do Espírito Santo. Nesse campo, mas acima da camada de sal, a Petrobras já produzia 35 mil barris de petróleo por dia. No pré-sal, serão 18 mil barris diários de petróleo de melhor qualidade. Essa área do pré-sal em Jubarte não tem as mesmas características da Bacia de Santos. No pré-sal de Santos, os poços são mais profundos - chegam a 6 mil ou 7 mil metros - e a camada de sal tem 2 mil metros. Em Jubarte, o poço tem 4.600 metros e atravessa uma camada de sal de cerca de 250 metros. A Petrobras considera a extração em Jubarte uma escola para Santos. O pré-sal de Santos será explorado comercialmente apenas a partir de 2010.

Lula arrancou risos da platéia ao dizer que nunca tinha ouvido falar em pré-sal antes de Gabrielli e o diretor de Exploração da companhia, Guilherme Estrella, terem ido falar com ele:

- Eles chegaram com um monte de mapas e contaram uma história que começou há 128 milhões de anos, quando os continentes (africano e americano) se separaram, criando a camada do pré-sal. Fui dormir com dúvidas. Falei: "Onde esses companheiros querem me enganar?". Antes, eu achava que sal era só para comida ou churrasco. Então é por isso que o mar é salgado, e eu achava que era por causa do xixi que as pessoas fazem aos domingos nas praias.

Lula voltou a destacar que os recursos do pré-sal têm dois objetivos: redução da pobreza e investimento em educação. O presidente disse que essa riqueza pertence a todo o povo brasileiro, apesar de garantir que a Petrobras será fundamental para desenvolver o pré-sal:

- A gente deveria eleger pelo voto direto o presidente da Petrobras e, depois, ele indicar o presidente da República - repetiu.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse à agência EFE que, quando o seu colega do Irã visitou o Brasil, fez um convite para que o país ingressasse na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Após o evento de 40 anos da revista "Veja", o vice-presidente José Alencar defendeu a atuação da Petrobras no pré-sal, reforçando que era uma opinião pessoal.