Título: Panorama Político
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 06/09/2008, Colunas, p. 2
Os motivos
O ministro Nelson Jobim (Defesa) não fala mais sobre grampos telefônicos até que as investigações estejam concluídas. Suas fortes declarações provocaram surpresa no governo, mas sua ira foi assimilada no Planalto. Jobim é amigo do presidente do STF, Gilmar Mendes, e é apoiado na veemente repulsa à grampolândia. Sua ação não teve como objetivo devolver aos militares o comando da Abin. A agência continuará em mãos civis.
Mais um problema com brasiguaios
No Paraguai, 150 produtores rurais brasileiros estão em litígio judicial com a empresa Bunge Alimentos por suposta cobrança indevida de uma dívida de mais de US$34 milhões. Eles correm o risco de perder suas terras. A empresa forneceu adiantamento para a produção de grãos em troca da colheita. Os brasileiros alegam que foram induzidos a assinar recibos duplicados. "O contrato foi mal feito", disse o deputado Dr. Rosinha (PT-PR), presidente do Parlamento do Mercosul. O assunto chegou ao Itamaraty, mas os diplomatas afirmam que não há o que fazer, já que não podem interferir em processo judicial de outro país.
Quando economista é oposição, ele tem solução para tudo. Quando chega ao governo, ele não tem solução para nada" - presidente Luiz Inácio Lula da Silva
VÔO DA ALEGRIA. O presidente Lula estava com a corda toda no vôo de Petrolina para Recife ontem. Olhando para a ministra Dilma Rousseff, disparou: "A bichinha tá gostando", referindo-se à candidatura de Dilma à Presidência em 2010. Ela deu uma sonora risada e foi acompanhada pelos governadores Eduardo Campos (PE) e Jaques Wagner (BA), pelos ministros José Múcio e Sérgio Resende e pelo prefeito de Recife, João Paulo.
Bíblica
Muitos são os aliados, poucos os escolhidos. Ontem, o presidente Lula gravou apoio para João da Costa (Recife), Renildo Calheiros (Olinda), André Campos (Jaboatão), Gonzaga Patriota (Petrolina) e José Queiroz (Caruaru).
Democrático
O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), reage às críticas de Rita Camata (ES) e Osmar Serraglio (PR) à candidatura de Michel Temer (SP) à presidência da Câmara: "Tem que ter voto para ser contra. Dia 8 de outubro tem eleição".
Jaques Wagner entra na campanha
Para responder a uma crítica do PMDB, o governador Jaques Wagner acabou entrando na campanha eleitoral de Salvador ontem. Foi à TV dizer que torce por Walter Pinheiro, que é do seu PT. O programa do prefeito João Henrique (PMDB) dissera que Pinheiro não era do PT de Lula e Wagner. Aliás, o governador está só esperando definir qual dos seus aliados será o adversário de ACM Neto (DEM) para entrar de cabeça na campanha.
Inocêncio Oliveira nas nuvens
O segundo vice-presidente da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE), estava nas alturas ontem depois de ter sido festejado pelo presidente Lula. Para agradá-lo, o presidente brincou:
- O Arlindo (Chinaglia) não está querendo votar o Fundo Soberano. Acho que vou inventar uma viagem para o Arlindo. Se você estiver na presidência, você vota, não é mesmo?
O informante da coluna pediu anonimato, pois morre de medo do humor do presidente da Câmara.
MAIS UMA. O Ministério da Previdência criou a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves, a ser concedida em 24 de janeiro, aniversário da Previdência Social no Brasil.
PARA APROVAR o primeiro Plano Estratégico de Defesa do país, vários ministros estão sendo chamados para reunião terça-feira, no Planalto.
OS METALÚRGICOS baianos acabam de negociar acordo salarial pelo qual terão direito a uma jornada semanal de trabalho de 40 horas.
ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes