Título: Meirelles muda agenda e vai a NY
Autor: Jungblut, Cristiane; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 17/09/2008, Economia, p. 31

Presidente do BC estará no Fed e com investidores

BRASÍLIA e NOVA YORK. Por conta do agravamento da crise financeira americana, o presidente do Banco Central (BC) brasileiro, Henrique Meirelles, decidiu mudar sua agenda desta semana e marcou diversos encontros com investidores e autoridades nos Estados Unidos para discutir o atual momento. Ele ficará em Nova York hoje e amanhã e, entre outros compromissos, estará no Federal Reserve (Fed, o banco central dos americano).

Meirelles, que tem afirmado que a economia brasileira se encontra em uma situação confortável, a despeito dos abalos no mercado financeiro mundial, também vai conversar com investidores americanos. Ele quer trocar avaliações in loco com agentes da economia global. A idéia é ouvir o que pensam seus colegas de mercado, como eles estão agindo frente à crise nos EUA e quais os possíveis reflexos em outras economias.

A assessoria de imprensa do Fed em Nova York também confirmou a ida do presidente do BC brasileiro e explicou que será para fazer "uma avaliação da crise financeira americana e de suas repercussões nos mercados internacionais". Meirelles não deve se encontrar com o presidente da instituição Ben Bernanke, que fica na sede da Fed, em Washington.

Na segunda-feira passada, quando foi anunciada a concordata do quarto maior banco de investimentos dos EUA, o Lehman Brothers, Meirelles veio a público para reforçar a mensagem de que o Brasil está suportando bem os trancos da crise. Ele ressaltou que, apesar de não estar imune às turbulências, os bancos nacionais têm um "colchão" importante para enfrentar a crise. (Patrícia Duarte e Marília Martins, correspondente)