Título: BC aumenta controle sobre bancos
Autor: Jungblut, Cristiane; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 17/09/2008, Economia, p. 31

SÃO PAULO. O agravamento da crise financeira internacional levou o Banco Central a apertar o controle sobre os bancos brasileiros. A investida, que já dura cerca de quatro meses, tem como objetivo verificar eventuais riscos de liquidez e os critérios para a concessão de empréstimos. Em casos em que a cobertura para riscos foi considerada insuficiente, os bancos tiveram de ampliar o volume de capital próprio para a garantia das operações.

- Uma das preocupações é com o descasamento de prazos entre captação (de recursos no mercado) e financiamento - afirmou um executivo do mercado financeiro.

Como resultado, os bancos também reforçaram os critérios para a concessão de novos empréstimos. Algumas linhas de financiamento voltadas para empresas de médio porte tiveram seus prazos reduzidos de 180, em média, para no máximo 90 dias.

A maior cautela vem num momento de aumento de custos para novas captações. Um grande banco privado de capital nacional pagou ontem o equivalente a 106% do DI na venda de Certificados de Depósito Bancário (CDB), quase três pontos percentuais acima do custo registrado na semana passada.