Título: Garoto da capa
Autor: Paul, Gustavo; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 05/11/2009, Economia, p. 34

Para a revista da Bolsa de Nova York, Gabrielli "vira o jogo"

NOVA YORK e RIO. Sob o título "O que vira o Jogo" ("Game Changer", em inglês), o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, é capa da edição do quatro trimestre da revista da Bolsa de Nova York, a New York Stock Exchange (Nyse, que também dá nome à revista), que começou a ser distribuída ontem nos EUA. Entre as afirmações do executivo, está a de que a estatal brasileira pretende, com a exploração das reservas da camada pré-sal, alcançar em 2020 a produção de cinco milhões de barris por dia e, assim, "se equiparar à ExxonMobil, a maior companhia independente produtora de petróleo do mundo".

Na reportagem de seis páginas, a revista descreve Gabrielli como "obcecado pelos bilhões de galões de petróleo que existem embaixo de água, pedra e sal a cerca de 180 milhas da costa brasileira". Na entrevista, o executivo diz, entre outras coisas, que "o pré-sal vai transformar o futuro do Brasil". E acrescenta: "Nos próximos anos, seremos uma das cinco maiores empresas de energia do mundo".

O Brasil parece ser mesmo a bola da vez aos olhos dos investidores estrangeiros. Em entrevista a um grupo de jornalistas da América Latina, o gerente de Relações com a Mídia da Nyse Euronext, Christiaan Brackman, revelou que há bancos brasileiros interessados em montar operações no chão do pregão da Nyse. O objetivo seria negociar para investidores brasileiros interessados no mercado americano. Ele não revelou o nome dos bancos.

Já a Petrobras assinou com o China Development Bank Corporation contratos que concluem um financiamento no valor de US$10 bilhões em um prazo de dez anos. Os contratos vinham sendo negociados desde maio, quando o acordo foi divulgado pela Petrobras. Os recursos serão usados para financiar o plano de negócios da empresa, de 2009 a 2013.

(*) O repórter viajou a convite da seguradora MetLife