Título: Comissão do Senado aprova validade de dez anos para visto americano
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 12/02/2010, O País, p. 12

Acordo de reciprocidade deve entrar em vigor a partir de março

BRASÍLIA. A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou ontem acordo entre o governo brasileiro e o governo americano ampliando a validade do visto para os EUA de cinco para dez anos. O acordo de reciprocidade, que amplia também o prazo para o visto de americanos no Brasil, já tinha sido aprovado pela Câmara dos Deputados e agora só depende de deliberação do plenário do Senado, depois do Carnaval.

Segundo a assessoria da Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, o Departamento de Estado americano aguarda apenas a conclusão do processo no Brasil para comunicar ao Congresso a homologação do acordo. A previsão do presidente da CRE, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), é que a mudança já esteja em vigor a partir de março.

Só no ano passado 472,9 mil brasileiros ingressaram com pedidos de visto para os Estados Unidos nos consultados do Rio, São Paulo, Recife, e na embaixada de Brasília.

¿ Há um interesse das autoridades americanas em flexibilizar as regras para entrada e permanência de brasileiros nos Estados Unidos. Das autoridades brasileiras também, que já aboliram a obrigatoriedade do visto ser usado para viagem ao Brasil dentro de 90 dias a partir da concessão pela primeira vez. Quem precisa ir aos Estados Unidos a negócios, para estudar ou a passeio enfrenta ainda grandes problemas com a validade do visto.

Com a validade ampliada para 10 anos, haverá economia dos custos para a revalidação dos vistos ¿ declarou Azeredo.

Hoje, quem pretende tirar um visto para os Estados Unidos precisa desembolsar US$ 131, além de R$ 38 como taxa de agendamento. Se o visto for negado, o dinheiro não é devolvido.

Esse mesmo valor é pago pelos americanos que se habilitam a um visto para vir ao Brasil.

Até 1995 o visto para os dois países era de 10 anos. Mas nesse ano a embaixada do Brasil nos Estados Unidos reduziu a validade para cinco anos.

Mesmo assim, até 2000, o brasileiro continuou obtendo o passe de entrada e permanência nos EUA com validade de 10 anos.

No governo Bill Clinton, alegando reciprocidade, a validade do visto americano também caiu para cinco anos. Agora, graças ao acordo bilateral, o prazo volta para 10 anos.