Título: Serra e o Rio
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 17/03/2010, O Globo, p. 2'

A forma pela qualo candidato do PSDB à Presidência, José Serra, fugiu do debate sobre osroyalties do pré-sal não agradou ao governador Sérgio Cabral. O Serralavou as mãos, protestou o vice Luiz Fernando de Souza, o Pezão, sobrea declaração evasiva eu vi apenas nos jornais. Pezão lembra que Serraestá marcado por ter tirado o ICMS do Rio e que agora ficouqueimado, por não ter colocado a bancada dele para ajudar o Rio.

A bancada do Rio vai fazer cera

O senadores do Rio vão retardar o quanto puderem a votação doprojeto da partilha/ royalties do pré-sal. O objetivo é impedir que otexto retorne à Câmara a tempo de ser votado em plenário ainda noprimeiro semestre. É por essa razão que o senador Francisco Dornelles(PP-RJ) já anunciou que vai rediscutir a mudança do regime de concessãopara partilha. A orientação é embananar para que o veto à distribuiçãodos royalties chegue à mesa do presidente Lula depois das eleições deoutubro. A convicção na bancada do Rio é que o melhor será o envio denovo projeto sobre royalties para ser votado em 2011, quando oCongresso não estará sob pressão eleitoral.

É uma jogada política para influir no Parlamento.

Exagero. A Olimpíada será no Rio. Isto é seguro Carlos Alonso Zaldívar, embaixador da Espanha no Brasil, sobremanifestação do COB dizendo que a emenda Ibsen Pinheiro é uma ameaça àsOlimpíadas de 2016 no Rio

LARGADA. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) sóestá esperando uma conversa com o presidente Lula para lançar suacandidatura ao governo de São Paulo. Ele já está negociando alianças ea formação da chapa. Em reunião ontem, o deputado Paulo Pereira daSilva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, pediu a vice para o PDT.A coligação teria PT, PDT, PCdoB e PR. O PSB vai de Paulo Skaf(presidente da Fiesp) para o governo.

A chapa

Candidato ao governo da Bahia, o ministro Geddel Vieira Lima(Integração) está com sua chapa para o Senado praticamente acertada: ovice-governador Edmundo Pereira (PMDB) e o vice-prefeito de Salvador,Edvaldo Brito (PTB).

Bloco na rua

No convite para a manifestação na Candelária, em defesa dosroyalties do pré-sal, o governo do Rio informou aos deputados que elesreceberiam uma pulseira para ter acesso à área VIP. Um deles, então,brincou: Vai ter abadá?

Protesto contra a política externa de Lula

A oposição está obstruindo as votações de embaixadores no Senado emprotesto contra a política externa petista. Há divergências sobre otratamento a Cuba e ao Irã. O presidente da Comissão de RelaçõesExteriores, Eduardo Azeredo (PSDBMG), suspendeu a sessão que analisariaos embaixadores da Venezuela e do Equador. Só passou, em plenário, aindicação de Oto Agripino Maia para embaixador da Grécia. Ele é irmãodo líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN).

O dilema de Tasso no Ceará

A tática dos tucanos no Ceará somente será definida depois que o deputado Ciro Gomes (PSB) decidir seu futuro.

Seele for candidato a presidente, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT)tendem a ter um desempenho menor no estado. Só depois de Ciro dar seupasso é que o senador Tasso Jereissati (PSDBCE) vai montar seu palanque.

Opartido terá candidato, mas não será Tasso. As alternativas são osecretário estadual Marcos Cals e os deputados estaduais Cirilo Pimentae Luiz Pontes.

SAIA JUSTA. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) falasobre o ato na Candelária: Muitos estão preocupados em dar seu apoioao Rio, e não ao governador candidato. Os limites podem não ficarmuito claros.

OS GOVERNADORES Eduardo Campos (PE) e Cid Gomes(CE) vão ao Senado hoje. Querem renegociar os royalties. Temem que aJustiça derrube o aprovado, e os estados não produtores fiquem sem nada.

RELATOR da Política Nacional de Resíduos Sólidos, odeputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) conseguiu sua aprovação depois de 19anos de debate.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes