Título: FMI revê avanço da economia global para 4,1%, mas alerta para bolhas
Autor:
Fonte: O Globo, 05/04/2010, Economia, p. 16

Relatório sai este mês, diz jornal. Fundo vê risco em fluxo de capital para Brasil

MILÃO, AMÃ e WASHINGTON. O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima o crescimento da economia mundial para este ano. Segundo o jornal italiano ¿Il Sole 24 Ore¿, a nova projeção da instituição é de expansão de 4,1%, ou 0,2 ponto percentual acima da estimada em janeiro. Ainda assim, o diretorgerente do Fundo, Dominique Strauss-Kahn, afirmou ontem, em visita a Amã, que a economia global ¿não está fora de perigo¿ e alertou para o risco de formação de bolhas, com o aumento do fluxo de capital para países como Brasil e Indonésia.

A estatística revisada da economia mundial consta do esboço da nova edição do World Economic Outlook, documento do FMI com previsões econômicas.

O relatório será divulgado em 21 de abril, de acordo com reportagem do ¿Il Sole 24 Ore¿, reproduzida pela agência de notícias italiana ANSA.

A projeção do FMI para a economia dos EUA também foi revisada para avanço de 3% em 2010, ante alta de 2,7%. Já a zona do euro teve seu crescimento econômico revisto para 0,8%, contra 0,1% no relatório anterior.

No esboço do relatório, é dito que a Europa ¿está saindo da recessão mais lentamente que outras regiões¿ porque há ¿muitas forças freando a recuperação¿, incluindo a Grécia.

Em Amã, Strauss-Kahn disse que, apesar de a recuperação global ter ¿vindo antes do esperado, a demanda privada ainda não está forte o bastante para indicar o fim da prolongada recessão da economia mundial¿.

¿ Você vê o crescimento retornando em quase todo lugar, mas em quase todo lugar esses números estão relacionados ao apoio público. Até que a demanda privada seja sustentável para oferecer crescimento, será difícil dizer que a crise acabou.

Não estamos fora de perigo e temos de ser cautelosos.

Strauss-Kahn alertou ainda para os riscos de uma recuperação prematura que possa fazer os governos retirarem os estímulos públicos muito precocemente e assim ¿darem um tiro no próprio pé¿. Ao lado das preocupações com a dívida soberana na zona do euro, ele acrescentou um terceiro risco.

¿ A grande quantidade de ingresso de capital que pode rumar para países como Brasil e Indonésia (pode) criar bolhas ¿ disse ele, sem dar detalhes.

Summers prevê criação de mais vagas nos EUA Em Washington, o conselheiro econômico da Casa Branca, Lawrence Summers, disse ao canal de TV ABC esperar que a criação de empregos nos EUA acelere. No mesmo programa, o ex-presidente do banco central americano Alan Greenspan disse ver sinais de ¿ímpeto¿ na economia, mas lembrou que há longo caminho a percorrer.

Quanto à votação da reforma financeira no Senado, Summers afirmou que ¿não será fácil¿, mas que espera sua aprovação em duas semanas.