Título: Da Papuda para o plenário
Autor: Carvalho, Jailton de; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 14/04/2010, O País, p. 12

Aliado de Arruda, Geraldo Naves toma posse

BRASÍLIA. Após passar 61 dias na Penitenciária da Papuda, Geraldo Naves (ex-DEM) tomou posse como deputado distrital, no fim da tarde de ontem, na Câmara Legislativa do DF. Investido dos poderes parlamentares, já pode votar na eleição indireta para governador, sábado.

Suplente do ex-deputado Júnior Brunelli, Naves é um dos cinco escudeiros do ex-governador José Roberto Arruda acusados de participar da tentativa de suborno do jornalista Edson do Santos, o Sombra. Brunelli renunciou ao mandato e cedeu a vaga a Naves, depois de ser acusado de envolvimento no chamado mensalão do DEM, supostamente chefiado por Arruda.

Naves tomou posse numa reunião a portas fechadas com o presidente da Câmara, Cabo Patrício (PT). Ele chegou ao gabinete de Patrício e saiu dele cercado por seis seguranças, e não quis dar entrevista. Com a volta de Naves à Câmara, Arruda ganha mais um aliado e pode se tornar, agora fora da prisão, um dos principais cabos eleitorais na eleição de sábado. Dos 24 deputados da Câmara Distrital, pelo menos nove têm laços políticos com o ex-governador.

Entre os deputados ligados a Arruda estão Benício Tavares (PMDB), Pedro do Ovo (PRP), Benedito Domingos (PP), Eliana Pedrosa (DEM), Ailton Gomes (PR), Rôney Nemer (PMDB), Eurídes Brito (PMDB) e Paulo Roriz (DEM).

O grupo pode influenciar decisivamente a escolha do novo governador. Pelas regras, o candidato mais votado pode se eleger no primeiro turno se receber pelo menos 13 dos 24 votos. Se a disputa for a segundo turno, vence quem tiver maioria simples. O secretário de Transportes, Alberto Fraga, amigo do ex-governador, sustenta, no entanto, que Arruda não pretende se engajar na eleição: ¿ Na Câmara, ele não vai se meter. Não sabe nem quem são os candidatos.

Dez candidatos se inscreveram, mas dois foram desclassificados, e um desistiu da disputa.

Vão concorrer: o atual governador, Wilson Lima (PR), Antônio Ibañez (PT), Messias Souza (PCdoB), Luiz Felipe Coelho (PTB), Aguinaldo de Jesus (PRB), Nilton Reis (PV) e Rogério Rosso (PMDB). As candidaturas do PRTB e da coligação PSC-PTN foram impugnadas por falta de documentos. O PSDC retirou a candidatura.

Sábado, os candidatos deverão participar de um debate de 30 minutos antes da votação.

Alberto Fraga disse que Arruda, fora da prisão, não quer nem ouvir falar em política: ¿ Quando se fala em política, ele só responde: ¿É¿. ¿Pois é¿. Ele ainda está muito abatido.

O presidente em exercício, José Alencar, lamentou ontem a situação política do DF, afirmando que o quadro é triste, mas que, mesmo assim, é preciso comemorar os 50 anos de Brasília. Para Alencar, a construção de Brasília mudou o eixo de desenvolvimento do país, que se voltou para Centro-Oeste e Norte.