Título: Valor Econômico faz 10 anos e mira o meio digital
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 02/05/2010, Economia, p. 43

Evento com presença de Lula marca aniversário de lançamento do jornal, que já tem cerca de 200 mil leitores

SÃO PAULO. Evento marcado para a noite de amanhã, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros de Estado, vai celebrar os dez anos de lançamento do jornal ¿Valor Econômico¿. Resultado de uma parceira entre duas das maiores empresas de mídia do país ¿ as Organizações Globo e o Grupo Folha ¿, a publicação ocupou rapidamente o espaço no jornalismo econômico (hoje são cerca de 200 mil leitores) e se tornou um sucesso financeiro. No ano passado, sua receita líquida chegou a R$160 milhões, uma expansão de 13% em relação a 2008. O lucro líquido no mesmo período chegou a R$16,5 milhões.

¿ Desde 2006, quando alcançamos o break even (equilíbrio), o ¿Valor¿ tem se pagado ¿ disse o presidente do jornal, Nicolino Spina.

Antes do equilíbrio, o jornal teve de vencer seu primeiro grande desafio financeiro na crise de 2003, quando foi obrigado a demitir funcionários e fazer uma reestruturação. A atual diretora de redação, Vera Brandimarte, que na época dividia o comando do jornal com o jornalista Celso Pinto, lembra bem desse período:

¿ O jornal ainda era novo e não tinha robustez suficiente para enfrentar o baque da crise. Mas conseguimos driblar aquele momento e, depois, surfamos na onda do crescimento. Hoje somos referência quando se discute economia e negócios no país ¿ destaca Vera.

Com o fim da crise, o jornal ganhou musculatura e conta atualmente com uma ampla família de suplementos (80) e publicações (30), entre elas anuários como o ¿Valor 1000¿, e a revista ¿Valor Investe¿, que tem versão em inglês, e produtos editoriais focados no desempenho dos estados. Somente o ¿Valor¿ tem hoje 55 mil assinantes. Já o Valor Online, a versão eletrônica do impresso, registrou em março 400 mil visitantes únicos por dia e dez milhões de páginas vistas.

Para os próximos anos, o grande desafio estratégico do ¿Valor¿ é fazer no meio digital o que faz tão bem no papel. Tanto que os investimentos já previstos, segundo Spina, serão dirigidos à área digital para colocar o ¿Valor¿ onde o novo leitor vai estar, independentemente do aparelho que estiver utilizando.

¿ Sem dúvida, este está sendo o desafio de todos os jornais. Mas é também uma oportunidade, principalmente para os jornais econômicos. Daqui para a frente, o desafio será usufruir desse conteúdo de excelência em outras plataformas ¿ disse o presidente do Grupo Folha, Luiz Frias.

Um retrato amplo do mundo da produção

O presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, lembra que em sua primeira edição o ¿Valor¿ anunciou em editorial os princípios pelos quais iria se guiar: a ideia de oferecer um retrato amplo do mundo da produção, com independência e isenção.

¿ Dez anos depois, não tenho dúvidas de que os profissionais que tocam o projeto diariamente foram fiéis a esses princípios, com um talento extremado ¿ disse ele. ¿ A prova mais eloquente disto é que, num prazo muito curto, o ¿Valor¿ ganhou a confiança do público, adquirindo um prestígio ímpar e tornando-se líder absoluto do setor.

Marinho e Frias destacam o sucesso da parceria entre as duas empresas, que na época chegou a ser recebida com desconfiança por parte do mercado.

¿ Nada como o tempo para provar o contrário ¿ afirmou o presidente do Grupo Folha.

¿ Além de tudo, o ¿Valor¿ é ainda isto: a prova de que dois grupos que competem entre si de uma maneira vigorosa podem se unir em torno de um projeto comum, sem perder nem a independência nem a identidade ¿ acrescentou o presidente das Organizações Globo.