Título: Enquanto isso, GE investe
Autor: Doca, Geraldo; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 23/05/2010, Economia, p. 28

BRASÍLIA. Problemas para alguns, soluções para outros. Os gargalos em infraestrutura e logística que limitam o potencial de crescimento da economia brasileira são uma oportunidade de aumento dos negócios dos grandes fornecedores.

É o caso da GE, empresa americana há 90 anos no Brasil. A GE foi criada pelo inventor da lâmpada, Thomas Edison.

O diretor de Relações Institucionais do grupo para a América Latina, Alexandre Alfredo, conta que a demanda por produtos e serviços em setores variados está bem aquecida.

Cita como exemplos as áreas de aviação, ferroviária, petrolífera e de saúde: ¿ O mercado interno está aquecidíssimo, graças a essa nova classe média, que consome mais e anda mais de avião.

Segundo Alfredo, a GE pretende investir cerca de US$ 120 milhões somente na ampliação de fábricas no Brasil. Entre elas, as da GE Oil & Gas em Macaé (RJ) e Jandira (SP), de olho no pré-sal. Será ampliada a unidade de manutenção de turbinas em Petrópolis (RJ). Em Contagem (MG), será criada uma segunda linha de montagem de locomotivas de grande porte e inaugurada uma indústria de tomógrafos e equipamentos de raios X.

A GE também abrirá seu quinto centro de pesquisa e desenvolvimento ¿ os demais estão em EUA, China, Índia e Alemanha.