Título: Depois da chuva
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 25/06/2010, O País, p. 3

Lula visita Alagoas e Pernambuco

Uma semana depois das chuvas que deixaram 50 mortos em Pernambuco e Alagoas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem as áreas atingidas e anunciou a liberação de R$ 550 milhões para os dois estados. O presidente pediu às autoridades locais que não deixem a burocracia atrasar o socorro às vítimas, que já chegam a 152 mil. Em Aracaju, a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, ministra de Minas e Energia e depois chefe da Casa Civil nos sete anos dos dois mandatos do governo Lula, culpou os governos dos últimos 20 anos pela catástrofe.

Em meio ao drama Lula visita áreas atingidas pelas chuvas e promete ajuda; Dilma culpa governos passados PALMARES (PE) e ARACAJU

Uma semana depois do começo das chuvas no Nordeste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem Palmares (PE) e Rio Largo (AL), municípios devastados pelas enchentes. O número de mortos em Pernambuco e Alagoas, que também teve cidades destruídas pelas chuvas, já chega a 50. Há mais de 152 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas nos dois estados.

Lula fez um apelo às autoridades para que derrotem a burocracia e prometeu que não haverá limite de recursos para atender as vítimas da tragédia. E até alertou os governadores Eduardo Campos (PSB) e Teotônio Vilela (PSDB) e os prefeitos das áreas atingidas para que não façam uso político do dinheiro que, segundo o governo federal, foi depositado ontem para os dois estados.

Ontem, Lula discursou: ¿ Não permitam que a eleição interfira no trabalho de vocês (governadores e prefeitos). A eleição é passageira. Esse povo precisa viver ¿ disse ele, que anunciou a liberação de R$ 550 milhões para os dois estados.

Reportagem de anteontem no GLOBO mostrou, porém, com base em levantamento do site Contas Abertas, que o governo federal não mandara um centavo sequer para Alagoas, governada pelo PSDB, da verba destinada à prevenção de enchentes do Ministério da Integração Nacional.

E Pernambuco recebera apenas 0,24% do total, enquanto a Bahia, reduto do então ministro e agora candidato a governador Geddel Vieira Lima (PMDB), ficou com mais da metade (56,8%) de toda a verba da pasta para prevenção de enchentes.