Título: PMDB suspende filiação de dirigente em SC
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 01/07/2010, O País, p. 13

Presidente do partido no estado concorria a vice em chapa do DEM

BRASÍLIA. A cúpula do PMDB suspendeu ontem, de forma provisória, a filiação do presidente do partido em Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, e abriu processo contra ele no Conselho de Ética. Com a manobra, o comando nacional do PMDB inviabilizou a candidatura de Pinho Moreira como vice do candidato do DEM ao governo estadual, Raimundo Colombo. E o consequente apoio ao presidenciável tucano José Serra.

A direção do PMDB resolveu punir Pinho Moreira por considerar que ele descumpriu acordo feito em nível nacional pelo partido, viabilizando a aprovação da coligação regional com o DEM. Ele incomodou o presidente do PMDB, Michel Temer (SP), que havia prometido à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, da qual é vice na chapa, de que não haveria problemas com o PMDB de SC.

- O desgaste se deu em razão das ações de uma "ilustre figura", o presidente regional do PMDB - disse Temer.

A decisão do comando nacional abriu uma crise no estado. Isso porque, o comando do PMDB não desfez a coligação com o DEM no estado, apenas destituiu Pinho Moreira como vice. A destituição da coligação prejudicaria candidatos a deputado e ao Senado.

A direção do PMDB manteve ameaça de intervenção no Diretório de SC. A indicação de um novo vice está indefinida.