Título: Líderes avaliam impactos da saída
Autor: Rothenburg, Denise; Lima, Daniela
Fonte: Correio Braziliense, 01/07/2009, Política, p. 2

O eventual afastamento de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado teria impacto significativo sobre o peso das investigações das quais será alvo no Conselho de Ética. A avaliação já é aceita por alguns aliados do senador e é chancelada por integrantes de partidos que reivindicam que ele deixe a presidência durante o curso das apurações. ¿Se ele deixa a presidência, esvazia o Conselho de Ética. Se permanece, haverá sempre uma suspeição. O afastamento daria credibilidade à investigação, e, se inocentado, ele poderia voltar de peito inflado¿, analisou o líder do Democratas, José Agripino Maia (RN), ontem, ao justificar a decisão de seu partido de cobrar publicamente o afastamento de Sarney.

Foi desse modo, renunciando à cadeira central da Mesa Diretora, que um importante aliado de Sarney garantiu sua permanência no Senado. Em 2007, quando foi alvo de seis representações no Conselho de Ética, Renan Calheiros (PMDB-AL), renunciou à presidência para assegurar o mandato. Duas das seis representações tiveram encaminhamento ao plenário pela perda de mandato por quebra de decoro parlamentar. Renan sacrificou o cargo, para ser poupado pelos colegas de plenário.

Durante a tarde de ontem, o afastamento de Sarney chegou a ser dado como certo. Após uma confusão envolvendo o partido que é seu principal opositor no Senado, o PSDB, houve um recuo. Ao final da tarde, aliados do presidente do Senado já falavam em defesa de sua permanência no cargo. ¿Não há correlação entre Sarney na presidência e a investigação. Um afastamento agora, seria um prejulgamento¿, ressaltou o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR).

Fato é que, embora quatro dos sete partidos com assento no Conselho de Ética tenham se posicionado publicamente pelo afastamento de Sarney, ele conta com apoio de boa parte dos integrantes do colegiado. O PT, que saiu em defesa de Sarney, conta com três cadeiras no conselho. Entre os três integrantes do Democratas, está Heráclito Fortes (PI), membro da atual Mesa Diretora, ao lado de Sarney. Além disso, o líder da legenda, José Agripino (RN), disse, ontem, que pedia o afastamento de Sarney ¿não por gosto, mas por dever com a opinião pública¿.

O número 7 partidos têm assento no Conselho de Ética ¿ quatro deles pediram o afastamento de Sarney

Opinião do internauta

Leitores comentam a crise enfrentada pelo Senado e seus representantes:

¿Este senhor deveria é ter gratidão ao povo e cair fora do cenário político, inclusive os que o apóiam. A Polícia Federal e o MP deveriam investigar a todos, todos os senadores, funcionários, cargos comissionados¿ A lama é grossa.. A sujeira é muita¿¿ Álvaro Santos

¿Senhores (as) representar é uma coisa, roubar, enganar, passar a perna no eleitor é outra coisa. O Senado representa sim a Nação brasileira, mas os que ali estão não pensam assim (¿)¿ Ernesto Otsuki