Título: Acaba reserva de ações da Petrobras com muita procura nas corretoras
Autor: Carneiro, Lucianne
Fonte: O Globo, 23/09/2010, Economia, p. 28

Bolsa chegou a prorrogar horário para envio de dados. Preço dos papéis pode sair hoje

O último dia de reservas para a oferta de ações da Petrobras - que deve ser a maior da História - foi de muita procura nas corretoras de valores, segundo informações de operadores do mercado. Não há consenso, no entanto, sobre a demanda dos investidores. Alguns arriscam afirmar que a demanda deve fazer com que a companhia lance mão dos lotes adicional e suplementar de ações, enquanto outros se dizem "frustrados".

- Não se pode perder de vista que esta deve ser a maior oferta de ações já vista. A expectativa era muito grande - afirmou o diretor de uma corretora.

Apesar disso, esta corretora recebeu quase o dobro dos pedidos na oferta ao varejo - investidores em geral - que na prioritária - para já acionistas.

Ontem, a Bolsa de Valores de São Paulo ampliou o horário para as corretoras enviarem os dados de seus clientes - como ocorreu no encerramento da oferta prioritária -, das 20h para 22h.

O gerente comercial de outra corretora revelou que o volume das reservas na oferta do varejo foi tão bom quanto no último dia para os prioritários, na última quinta-feira.

- Mas o número de CPFs foi maior. Milhares de investidores fizeram reservas.

Investidores ampliaram aposta na companhia

Pelo prospecto da Petrobras, o preço final da ação na oferta será divulgado amanhã. Mas ontem a companhia informou que o valor pode sair hoje. Também será informado quantas ações cada investidor obterá, ou seja, se haverá rateio ou não das ações na oferta do varejo.

O executivo de uma gestora de recursos disse que corretoras já estimavam ontem que a demanda tinha sido atendida, diante da procura dos investidores.

- Todo mundo achava que ia sobrar papel, mas o que se vê hoje (ontem) é que vai faltar.

O economista-chefe da Legan Asset Management, Fausto Gouveia, disse que todos os investidores pessoas físicas com carteira administrada pela gestora reservaram ações na oferta.

- E metade deles participou também da oferta do varejo, para ampliar sua participação na companhia.

Segundo Gouveia, em média, o teto que esses clientes se disseram dispostos a pagar pela ação preferencial foi de R$25.