Título: Vigília e alvorada festiva marcam os 79 anos da estátua do Cristo Redentor
Autor: Costa, Jacqueline
Fonte: O Globo, 13/10/2010, Rio, p. 15

Padroeira do Brasil é homenageada em procissão com 1.200 motociclistas

JOVENS CATÓLICOS na alvorada festiva no Cristo, que teve a presença do arcebispo dom Orani Tempesta

Uma vigília embalada por música e uma alvorada festiva, às 6h30m, foram realizadas ontem para comemorar os 79 anos da estátua do Cristo Redentor, símbolo de fé e cartão-postal do Rio. O evento teve a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, e de 79 jovens de várias paróquias. Eles entoaram cânticos religiosos e, animados, bateram palmas ao amanhecer.

De hora em hora, no Santuário Cristo Redentor, no Corcovado, os visitantes eram abençoados. Ao meio-dia, o reitor do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, fez uma oração. Às 14h, o bispo auxiliar dom Antonio Augusto presidiu a santa missa. A estátua de 38 metros foi inaugurada em 12 de outubro de 1931, na presença do então presidente Getúlio Vargas. Há três anos, o monumento foi eleito uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

As comemorações pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida também começaram cedo. A partir do primeiro minuto de ontem, foi iniciada uma vigília na Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na base do Cristo Redentor.

Uma procissão, com mais de 1.200 motociclistas, também homenageou a padroeira do Brasil. Por volta das 10h, os participantes saíram do Forte de Copacabana, no Posto Seis, em direção à Igreja Nossa Senhora Aparecida, que fica na Rua Ferreira de Andrade 79, no Cachambi. Lá, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, presidiu uma missa solene.

Ao longo do caminho, pedestres paravam para aplaudir os fiéis, que levavam uma imagem de Nossa Senhora Aparecida num carro do Corpo de Bombeiros. Em Vila Isabel, os motociclistas receberam a bênção do padre Francisco, da Igreja São Camilo, na Usina. A chegada ao templo do Cachambi aconteceu por volta das 11h.

A partir das 5h de ontem, integrantes de 300 paróquias da Baixada Fluminense caminharam em romaria pela Rodovia Washington Luiz (Rio-Petrópolis) e pela Avenida Presidente Kennedy até a paróquia do Pilar, em Duque de Caxias, a mais antiga da região, onde participaram de uma missa campal.

http://oglobo.mobi/rio