Título: Entre eleitores de Marina, descrença e muitas dúvidas
Autor: Batista, Henrique Gomes; Rodrigues, Marcelle
Fonte: O Globo, 24/10/2010, O País, p. 4

Tucanos e petistas se esforçam para ganhar voto de quem buscou 3ª via

RIO, SÃO PAULO e FORTALEZA.

Na última semana do segundo turno, as campanhas vão focar nos centros com maior concentração de eleitores indecisos. O deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff, disse que a principal estratégia para atrair o eleitorado indeciso será manter a tática dos últimos dias, detalhando os pontos em que a candidatura petista se difere da tucana: ¿ São dois projetos totalmente antagônicos. Temos que mostrar isso com clareza na reta final, para que o eleitor saiba bem as diferenças e opte. Vamos mostrar que um partido que fez oposição nos últimos oito anos não pode se apresentar como proposta de continuidade ¿ disse.

Outro trunfo, diz Dutra, deverá ser uma maior militância nas ruas: ¿ Mas não podemos pensar que a eleição está ganha.

Temos que trabalhar com mais vontade até o dia da eleição.

Na campanha tucana, a ordem é ir aos grandes centros do Sudeste ¿ São Paulo, Minas e Rio ¿, além de Rio Grande do Sul e Bahia.

¿ Além dos indecisos, há muitos eleitores que não estão totalmente convencidos.

Há muitas informações contraditórias, muitos se veem em meio a um fogo cruzado. Há espaço para conquistar eleitores e tirar votos dos adversários.

Serra ainda vai passar por Recife, onde lançará um grande projeto para a região ¿ diz o senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB.

Ecologia não define o voto

Para Marcelo Simas, cientista político do CPDOC da Fundação Getulio Vargas (FGV), as pesquisas de segundo turno e entrevistas com eleitores, como as realizadas pelo GLOBO, derrubam alguns mitos: ¿ Muito se falava que o apoio do PV e de Marina seria fundamental para conquistar o voto verde. O que vemos é que o eleitor marineiro buscava uma terceira via, tanto que, até agora, não vemos uma forte movimentação de pessoas que estão se decidindo por causa de questões ecológicas ¿ disse.

Em São Paulo, indecisos ouvidos pelo GLOBO são órfãos da senadora Marina Silva (PVAC) ou votaram em José Serra (PSDB). O pedreiro Albertino Pontes, de 52 anos, teve que puxar pela memória para lembrar que votou no tucano: ¿ Os dois candidatos que ficaram são bons. Não sei por que votei no Serra. Minha família estava votando nele ¿ disse Pontes, agora indeciso.

A atriz e vendedora Dominique Cinosi, de 25 anos, acredita que tanto Dilma como Serra são candidatos muito ruins.

¿ É uma vergonha ser obrigada a votar em duas pessoas que eu não quero. Não sei se vou votar nulo ou em branco ou se vou votar num desses dois lixos ¿ afirma Dominique, que votou em Marina e diz que, mesmo que a senadora tivesse decidido indicar um candidato, isso não a influenciaria. ¿ Mesmo da Marina eu não gosto, mas ela falou de aquecimento global, que é um problema sério, e o Partido Verde está olhando isso.

O estagiário de tecnologia da informação Rafael Alves, de 22 anos, diz-se frustrado: ¿ Nos debates, um estava querendo apunhalar o outro com coisas que aconteceram no passado, um estava querendo criticar o outro. Ficou só na crítica ¿ disse o rapaz, que votou em Serra no primeiro turno.

A vendedora Sandra Elisa de Souza, de 37 anos, votou em Serra por causa dos pedidos do filho, de 7. Agora, ceder aos apelos de amigos e parentes que pedem que ela vote em Dilma é uma das opções.

¿ Estou pensando em anular, para não me sentir tão culpada se lá na frente der errado.

Para a analista de sistemas Leci Alves de Oliveira, de 51 anos, eleitora de Marina, o passado dos candidatos conta na hora de decidir: ¿ Nenhum dos dois (Dilma e Serra) me oferece confiança, credibilidade.

Em Fortaleza, eleitores ainda indecisos se queixam dos ataques na campanha: ¿ Se continuar do jeito que está aí, vou votar em branco com certeza. A gente quer coisas novas. Só vejo a Dilma se escondendo atrás do Lula, e o Serra se escondendo atrás do que teria feito ¿ disse o frentista Francisco Elienildo de Lima, de 51 anos, eleitor de Marina.

O eleitor marineiro buscava uma terceira via, tanto que, até agora, não vemos uma forte movimentação de pessoas que estão se decidindo por causa de questões ecológicas Marcelo Simas, cientista político

Estou pensando em anular, para não me sentir tão culpada se lá na frente der errado Sandra Elisa de Souza, indecisa

Só vejo a Dilma se escondendo atrás do Lula, e o Serra se escondendo atrás do que teria feito Francisco de Lima, indeciso

Nenhum dos dois me oferece confiança Leci de Oliveira, indecisa