Título: Lado a lado com os presidentes
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 18/11/2010, O País, p. 3

Nome forte da transição, Palocci se encontra com Dilma e Lula

Homem que nunca fala, sombra da presidente eleita Dilma Rousseff durante a campanha e agora na transição de governo, o deputado Antonio Palocci (PT-SP), silenciosa e discretamente, tem mostrado fôlego contra o fogo amigo do PT. Na véspera do delicado encontro de Dilma com o vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB) - para tentar conter a primeira crise política da base aliada da eleita -, foi Palocci quem a acompanhou numa longa e descontraída reunião com o presidente Lula varando madrugada no Palácio da Alvorada.

Interlocutores da presidente eleita dizem que a situação de Palocci não foi totalmente definida nesse encontro, mas a intimidade com que o trio ria, conversava e traçava a estratégia para responder ao PMDB é a prova de que o ex-ministro da Fazenda se fortalece a cada dia. Ele é cotado para diversas áreas do novo governo, da Casa Civil à Saúde, passando pelo Ministério das Comunicações.

- O Palocci está muito forte junto a Dilma, mas dizer que ele será o homem forte dela, só depois que Lula sair de cena - disse um desses interlocutores.

- O encontro mostra sua força, mas não ainda onde essa força vai ser exercida - completou outra fonte próxima a Dilma.

Os três conversaram longamente na noite de terça-feira e, por imagens captadas por fotógrafos do lado de fora do Alvorada, pareciam bem à vontade. Enquanto Lula falava levantando o dedo no ar, Palocci e Dilma se levantavam, ficavam um pouco em pé, depois sentavam. De vez em quando, um garçom servia alguma coisa para o trio. Estavam tão à vontade que pareciam um grupo de amigos jogando cartas. (Maria Lima, Jailton de Carvalho e Luiza Damé)