Título: Lula diz que governou bem porque fez 'o óbvio'
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 03/12/2010, O País, p. 9

Presidente acusa a oposição de ter tentado um golpe para tirá-lo do poder, durante o escândalo do mensalão

LULA, na sua última reunião com o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social: ataques à oposição

BRASÍLIA. Ao se despedir do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), ontem, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que, se alguém lhe perguntar por que o Brasil deu certo, responderá:

- Vou dizer: façam apenas o óbvio. Tudo o que você for tentar fazer de diferente será problemático. O óbvio é simples, todo mundo sabe o que tem de ser feito, mas nem todo mundo quer fazer. Acho que isso é o sucesso do Brasil - afirmou Lula, que, em outras ocasiões, dissera que em seu governo fez até o impossível.

Lula agradeceu a participação dos conselheiros e afirmou que, ao criar o órgão, em 2003, foi acusado pelo Congresso de ameaçar os poderes do Legislativo. Comparou a ação da oposição em 2005, durante a crise do mensalão, a uma tentativa de golpe e afirmou que, apesar do escândalo, os conselheiros permaneceram no órgão. Na época, a oposição cogitou abrir um processo de impeachment, mas a iniciativa não foi adiante.

- Sobretudo, quero agradecer àqueles companheiros que eram do conselho que, no auge da crise de 2005, em que naquela tentativa de golpe que se tentou dar no Brasil, vocês permaneceram no conselho - declarou.- Vocês não desistiram do conselho. Vocês não misturaram o trabalho que estavam fazendo para o Brasil com a vinculação com o governo. Isso foi extremamente importante para mim, que era presidente da República, mas, sobretudo, para o país.