Título: Ossadas encontradas em São Paulo podem ser de vítima da ditadura
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 03/12/2010, O País, p. 13

Peritos acreditam que ossos seriam do militante político Sergio Corrêa

SÃO PAULO. A força-tarefa de peritos federais e estaduais que procura ossadas de desaparecidos políticos no cemitério da Vila Formosa, em São Paulo, exumou ontem restos mortais que podem ser do militante Sergio Corrêa. Hoje, será feita a escavação do local onde o sindicalista Virgílio Gomes da Silva, o Jonas, pode ter sido enterrado. Ele foi preso, torturado e morto pela ditadura em 1969, após comandar o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Elbrick.

Os locais exatos das duas escavações foram determinados quarta-feira, após um trabalho de mapeamento de uma quadra do cemitério que foi reformulada nos anos 1970. Na ação, centenas de sepulturas foram ocultadas e vários cadáveres podem ter sido removidos para uma vala clandestina, que também foi escavada durante a semana.

Abaixo de ossadas ensacadas e sem registro formal, os peritos encontraram restos mortais mais antigos, possivelmente da década de 1960, despejados diretamente na terra, em grau muito avançado de decomposição. As buscas se encerram hoje, mas podem se retomadas.

- Os técnicos avaliaram que, pelas características, há a possibilidade de que sejam os restos mortais do Sergio Corrêa. A arcada dentária está razoavelmente preservada, mas obviamente maltratada pelo tempo - explicou Ivan Seixas, da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, que acompanha as buscas.

Apesar do otimismo com a busca na quadra de sepulturas, a procura feita na vala comum causou frustração.

- Abaixo dos sacos, o despejo foi direto na terra. Estava tudo quebrado, muito úmido. É muito difícil analisar aquele material. Provavelmente não estão relacionados, mas vamos ter dificuldade para ter certeza - disse Seixas.

A suposta ossada de Sergio Corrêa e o material que foi removido ontem serão levados ao IML de São Paulo. Se a idade e as características antropológicas foram compatíveis, serão realizados exames de DNA.