Título: Se não fiz mais é porque não sabia
Autor: Doca, Geralda ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 08/12/2010, O País, p. 15

Durante evento do Bolsa Família, Lula reclama dos críticos do programa

BRASÍLIA. Numa cerimônia de lançamento do cadastro único do Bolsa Família, o presidente Lula disse ontem que valeu a pena sua teimosia em implementar o programa - união de outros que já existiam. Lula, que se emocionou com o depoimento de uma gari, cuja filha vai se formar no ensino superior, atacou a imprensa por, na época, segundo ele, criticar o Bolsa Família:

- O depoimento da companheira demonstra o acerto da nossa teimosia - disse Lula. - Primeiro porque, quando começamos o programa Fome Zero, fomos vítimas de muitas críticas. Algumas até por ignorância, outras com um pouco de ignorância e um pouco de má-fé. E outra, crítica política sem nenhum fundamento.

Para Lula, as críticas ao Bolsa Família partiam de pessoas interessadas em que o governo fosse dirigido só para a parcela mais rica da população. Ele afirmou que deixa o cargo com a cabeça erguida:

- Se não fiz mais é porque não sabia ou porque não tinha competência.

Lula voltou a dizer que a presidente eleita, Dilma Rousseff, terá grandes desafios pela frente, entre eles, segundo avaliou, provar que uma mulher pode governar um país como o Brasil:

- Dilma chega à Presidência sem raiva e sem ódio e com muita disposição de ser um exemplo de que a mulher entrou para a política para nunca mais sair.