Título: Ciro desistiria do Planalto por Aécio
Autor: Souto, Isabella
Fonte: Correio Braziliense, 17/07/2009, Política, p. 7

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) poderá se tornar um importante aliado do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), na eleição presidencial do ano que vem. Cotado para disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o socialista, que já concorreu duas vezes ao cargo, reafirmou ontem, em Belo Horizonte, que abriria mão de sua candidatura em prol do tucano e não poupou críticas ao principal adversário de Aécio no PSDB, o governador de São Paulo, José Serra, com quem concorrerá nas prévias que escolherão o candidato em 2010.

Embora o PSB faça parte da base de sustentação do Palácio do Planalto, caciques da legenda já deixaram claro que poderão se aliar ao PSDB caso Aécio Neves seja o candidato ¿ o que fortalece ainda mais as especulações de que Ciro Gomes poderia ser o nome para o governo de São Paulo, enfrentando Serra em uma possível candidatura à reeleição. Na hipótese de José Serra vencer as prévias, a tendência é lançar o nome do parlamentar para a presidência.

¿O governador Aécio Neves, sendo candidato a presidente da República, descomprime gravemente a necessidade estratégica de eu apresentar uma candidatura. Mas não quer dizer que eu eventualmente não tenha de ser, porque isso o meu partido dirá¿, afirmou Ciro Gomes, ao lado de Aécio, logo depois do encontro. Do governador mineiro, o parlamentar cearense ouviu que tem forte admiração e que torce para um projeto político conjunto, independentemente de questões políticas e partidárias.

Ex-tucano, Ciro Gomes fez várias críticas a José Serra e ao PSDB paulista. Segundo ele, o governador de São Paulo trata ¿adversários como inimigos a serem destruídos¿ e acusou integrantes da legenda de fazerem parte de uma tentativa de ¿golpe de estado¿ contra o governo Lula durante a crise do mensalão.