Título: Emoção, após gestão polêmica
Autor: Oliveira, Eliane; Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 03/01/2011, O País, p. 4

BRASÍLIA. Criticado ao longo dos últimos oito anos por diversos setores, sob a acusação de desenvolver uma política externa recheada de ideologia, o embaixador Celso Amorim se despediu ontem do cargo com um discurso emocionado. Amorim, que dará aula na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou ter a sensação de dever cumprido.

A seu substituto, Antonio Patriota, o ex-chanceler disse que os problemas a serem resolvidos pelo Brasil vão aumentar, porque o país cresceu de importância. Lembrou que o foco da diplomacia brasileira foi redirecionado no governo Lula e destacou que foi praticada uma política externa "altiva e ativa", na qual o povo brasileiro se reconhece.

- Tenho tido a oportunidade de constatar esse fato nas ruas, onde ando sem segurança e assessores, nas manifestações positivas de nossa elite intelectual e da parte de gente simples, que antes talvez nem sequer ouvisse falar no tema relações internacionais - disse ele, citando Chico Buarque:

- Como muito bem resumiu nosso maior poeta a um tempo erudito e popular: "Não fala fino com poderosos e não fala grosso com os mais fracos".

Amorim, que foi aplaudido por quase dois minutos, citou a época em foi demitido da Embrafilme, por ter autorizado a película "Pra frente Brasil", que denunciava a tortura.

- Por isso, hoje tenho certa dificuldade de ouvir reparos às minhas convicções sobre direitos humanos. (Eliane Oliveira e Regina Alvarez)